top of page
  • Fernanda Ramiro - Fonoaudióloga

FONOnews | A fonoaudiologia e a escola


Através da comunicação, o homem transmite e interpreta sentimentos e pensamentos, assim como interage com outros indivíduos, numa troca de informações e experiências que o enriquece cada vez mais.

O processo de comunicação realiza-se à medida que a interação criança/meio se aprofunda e que a linguagem se desenvolve. O ambiente social e as condições de vida da criança desempenham papel importante nesse processo, uma vez que a criança recebe do meio os mais variados estímulos que vão promover o seu desenvolvimento e, é por ser a escola uma fonte riquíssima de estímulos, constantemente influindo na criança numa faixa de idade onde o seu desenvolvimento está num crescente, que propus a enfocar o papel do Fonoaudiólogo na escola.

Sabe-se que a escola é um lugar no qual a fonoaudiologia é necessária e útil. A coordenação entre educadores e especialistas em comunicação e linguagem, dentro do marco escolar pode enriquecer ambas as partes e, o que é mais importante, trará benefícios para toda a comunidade escolar. Essa colaboração entre professor e fonoaudiólogo pode caracterizar-se de diferentes modos sob a ideia central de estabelecer-se uma relação de cooperação mútua.

O fonoaudiólogo escolar pode ser muito mais que o profissional que faz atendimentos individuais para um número limitado de crianças com problemas de linguagem. A escola, por sua vez, a medida que é um agente ativo no desenvolvimento da linguagem, tem uma responsabilidade diante de seus alunos, responsabilidade esta que assumirá com maior eficiência se contar entre seus colaboradores com um especialista em comunicação e linguagem.

Fernanda C. Ramiro é Fonoaudióloga. Fernandaramiro1@gmail.com

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page