Buscar
  • Cristiane Ferreira - Nutricionaista

NUTRIÇÃOnews | Alimentos naturais x Alimentos processados e industrializados


Olá, hoje vamos falar sobre os benefícios dos alimentos "in natura" e os riscos dos alimentos industrializados e processados.

Antes de mais nada é bom explicar que o processamento de alimentos é um conjunto de métodos que os alimentos sofrem a fim de garantir sua segurança e conservação por determinado período. Neste processo alguns alimentos podem sofrer um mínimo de processamento e um ultra processamento.

Os alimentos minimamente processados poderiam ser comparados a alimentos "in natura" que sofreram uma limpeza, remoção de alguma parte não comestível, por exemplo, sem agregar algum componente sal, açúcar ou outro componente ao alimento original. Os alimentos que fazem parte desse grupo são: carne fresca, leite, grãos, legumes, frutas, hortaliças, tubérculos, chás, café e águas engarrafadas, entre outros. Os alimentos processados sofrem alguma adição de sal, açúcar ou outra substância culinária a fim de torná-los duráveis e mais saborosos. Alguns exemplos deste tipo de alimento são: cenoura, palmito, pepino conservados em salmoura. Os alimentos ultra processados são aqueles que estão prontos para consumo necessitando ou não de aquecimento, são inteiramente industrializados onde são agregados substância como óleo, gorduras hidrogenadas ou não, amido, açúcar, e técnicas de produção (cozimento ou frituras) a fim de tornar o alimento atraente, agradável ao paladar, prático e com maior tempo de vida nas prateleiras.

Os alimentos "in natura" não sofrem qualquer tipo de alteração quando retirados da natureza e estão próprios para o consumo, como por exemplo as frutas.

Traçando um comparativo entre alimentos "in natura" ou minimamente processados e os alimentos processados e ultra processados, sem dúvida sabemos que os primeiros são mais saudáveis , saborosos, ricos em nutrientes e mais recomendados para nossa alimentação diária e devem fazer parte da base da nossa alimentação. Os alimentos processados e devem ter seu consumo limitado, ou seja, não devem fazer parte de nossa alimentação diária, podem ser consumidos eventualmente. Já os alimentos ultra processados devem ter seu consumo evitados uma vez que não agregam tantos benefícios como os "in natura".

O melhor sem dúvida é repensar seus hábitos alimentares e investir em uma reeducação alimentar.

Boa semana e bom apetite.

Cristiane Ferreira é nutricionista formada pela UERJ, reeducação alimentar emagrecimento. Dúvidas e Perguntas Facebook: Nutricionista Cristiane Ferreira Consultório : 3357-6005 (Sulacap)

#Nutrição #AlimentosProcessados #AlimentosNaturais

0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil