top of page
  • Silvana Rocha - Técnica em Estética

ESTÉTICAnews | Cuidados básicos com a pele: Proteção solar


Olá, pessoal!

Chegamos ao final da série de cuidados básicos. Falamos sobre higienização, tonificação, esfoliação, hidratação e hoje o último assunto é: Proteção solar.

O sol é muito importante para saúde, contudo, deve-se ter muito cuidado com a exposição excessiva e sem proteção, por isso existe protetores solares e qual o FPS (fator de proteção solar).

Os raios ultravioletas são emitidos pelo sol e são invisíveis ao olho humano, e estão presentes o ano todo, independente se é verão ou inverno, eles são subdivididos em UVA e UVB. Os raios UVB atingem es camadas mais superficiais da pele e são responsáveis pelas queimaduras solares e consequentemente a vermelhidão; já os raios UVA atingem as camadas mais profundas profundas da pele e são os principais responsáveis pelo envelhecimento das células da epiderme. Essa radiação também tem uma participação em alergias, e predispõe a pele do surgimento do câncer.

Nos dias de céu nublado também há emissão de radiação solar, que é apenas cerca de 10% menor do que um dia de céu azul. Portanto, é muito importante usar diariamente um protetor solar que contenha proteção contra os raios UVB e também contra os raios UVA.

Dependendo do fototipo, a escolha do fator de proteção vai ser diferente, o fator mínimo a ser usado é de 30 para uma pele mais morena, e de 60 para uma pele mais clara.

O ideal é aplicar a quantidade de 1g de protetor na face para que assim se tenha o fator de proteção mostrado na embalagem e não uma proteção menor.

Algumas recomendações importantes: -Aplicar 15 minutos antes da exposição solar; -Reaplicar a cada 2 horas em banhos de piscina e mar, no dia a dia reaplique a cada 3 ou 4 horas; -Usar mesmo em dias de frio, nublado ou de chuva; -Evitar a exposição das 10h às 16h, nesse período a radiação é mais intensa.

Se proteger do sol é muito importante, por isso sempre saia protegido!!!

Espero que essa série tenha ajudado vocês... até a próxima!

Silvana Rocha - Técnica em Estética, Linfoterapeura e Micropigmentadora (Formada pelo SENAC-RJ)

Dúvidas e perguntas: Redes sociais:

WhatsApp: 21 99369-7818 Facebook: Design da Pele Instagram: @designdapele

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page