top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Parque Shopping Sulacap abriu, nessa sexta (01), nova agência da Sine/Setrab


Nova agência atenderá Seguro-Desemprego (SD), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Intermediação de Mão de Obra (IMO)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) inauguraram, nesta sexta-feira (01), a nova unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ) no Parque Shopping Sulacap, na Avenida Marechal Fontenelle 3545, em Jardim Sulacap, nas Lojas : 135,136 e 137 do 1º Piso. A agência é parte do processo de renovação e adequação dos postos Sine que chega, agora, ao sétimo empreendimento comercial da Capital e Região Metropolitana, além de vários municípios do estado. O Sine Parque Shopping Sulacap irá oferecer Seguro-Desemprego (SD), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Intermediação de Mão de Obra (IMO), com a previsão de atendimento para cerca de 300 pessoas diariamente no local.

O projeto de transferência de postos para a área de shoppings prevê a substituição de algumas unidades antigas, que passam a funcionar em locais onde o trabalhador terá acesso mais fácil, melhor condição de atendimento e segurança. A medida possibilitou à Setrab uma economia de cerca de R$ 50 mil/ano, por agência, uma vez que os contratos de uso dos espaços são sem ônus para o estado. Na página da Setrab, o trabalhador poderá acessar aos endereços das agências e quais serviços elas oferecem ao cidadão (http://www.rj.gov.br/web/setrab). O programa de reestruturação inclui ainda um sistema de parceria mantida entre a Setrab e prefeituras para o funcionamento de unidades do Sine-RJ nas demais regiões do estado. Os municípios cedem os funcionários e o espaço, com a secretaria fornecendo o aporte logístico (Treinamento e capacitação de servidores para uso das ferramentas do setor; internet e link de transmissão; elaboração de normas e procedimentos; avaliação de atividades). São 14 agências na Capital e 24 nas demais regiões do estado.

Em dezembro de 2016 foi inaugurada a primeira unidade, de um total de sete, com funcionamento dentro de empreendimentos comerciais da capital e região Metropolitana do Rio. O posto de São Gonçalo, que era localizado na Avenida Presidente Kennedy, 397, loja 01, passou a atender na Avenida Presidente Kennedy, 425, piso G3, dentro do Shopping Partage, na Região Metropolitana. No início do mês de junho, a agência de Madureira, na Rua Carolina Machado, s/n, foi transferida para o Shopping Jardim Guadalupe, na Avenida Brasil, 22.155, em Guadalupe, Zona Norte do Rio. Depois foi a vez de ser inaugurado o Sine West Shopping, na Estrada do Mendanha, 555, Loja 285, Piso L2, em Campo Grande. Na semana passada foi a vez de a unidade de Santa Cruz ser transferida para um novo espaço na Avenida Areia Branca, 1.370, no Centro Comercial D’Castro, em Santa Cruz.

Projeto Modelo No último Forum Nacional de Secretarias Estaduais de Trabalho (Fonset), realizado em Brasília no início do ano, o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Milton Rattes, recebeu diversas solicitações de outros estados para detalhar o modelo, que Rio de Janeiro seguiu para remodelar suas unidades. “Este processo, hoje já não é novo e outros estado já seguiram, mas isto aconteceu à partir de nossa implantação. Somos a primeira unidade da União a ter Sines funcionando dentro de shoppings. Durante o fórum, fomos chamados a detalhar e, até mesmo, encaminhar cópias dos contratos para servirem de orientação a outros estados”, explicou Milton Rattes. O secretário disse, ainda, que “os shoppings possuem sistema moderno de atendimento, com fácil acesso e com um ambiente interno que também é programado para que as pessoas se sintam seguras e possam ter tranquilidade”. “Pensamos nesse conjunto de ofertas, onde o trabalhador terá agregado um pacote com os serviços do Sine agregados aos que os shoppings já oferecem”, concluiu.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page