top of page
  • Marluce Rosa - Prof. Yoga

YOGAnews | Antes de tudo, Asana


"Antes de tudo, Asana é tido como a primeira parte do Hatha Yoga. Tendo feito Asana, a pessoa atinge a estabilidade do corpo e da mente, torna-se livre de doenças e ganha leveza nos membros.” Hatha Yoga Pradipika (1:17)

Respeitando a tradição milenar do Yoga e todo seu postulado teórico prático, tentamos ao máximo (professores e alunos em Yoga) vivenciar uma aula de Yoga com as terminologias em sânscrito, que com a caminhada prática em Yoga vai fazendo parte do aprendizado e mais no que isso: não nos tornamos apenas um papagaio em sânscrito, vamos entendendo, o básico pelo menos, a forma de escrita e pronuncia desse vasto vocabulário.

Pois bem, mas afinal, o que é Asana? Resumidamente são as posturas que realizamos durante uma aula de Yoga que podem ser de pé, sentadas ou deitadas. Beleza, vocês agora visualizaram um Asana provavelmente. Correto? Certamente vocês já viram alguma foto no Instagram de alguém fazendo uma postura de Yoga. Mas um Asana vai um bocadinho mais longe... Asana é uma postura firme, confortável e estável descrito resumidamente por Patanjali nos Sutras. Agora piorou tudo né? Certamente a sua mente abriu uma janelinha daquela menina ou daquele rapaz fazendo uma postura invertida, ou uma grande torção no corpo que você é capaz de pronunciar alto e em bom som: Yoga não é pra mim. Tudo bem, então vou lhe dizer: isso não é um Asana e tão pouco Yoga. Não necessariamente quem faz contorcionismo está fazendo Yoga. E os Asanas invertidos e com grandes torções de coluna não são atualmente indicados nas aulas de Yoga, pois a maior parte da população está com dificuldades em permanecer sentada no chão, com limitações articulares e musculares decorrente de uma vida de excesso de conforto. Desta forma, não há necessidade em expor o aluno ao risco para praticar Yoga. Falo isso para deixar claro que estou a falar do Yoga para todos. Definitivamente para todos.

Swami Satyananda Saraswati descreve que Asana se refere a um estado de ser em que a pessoa pode se manter física e mentalmente estável, calma, imóvel e confortável. Seria uma preparação dos corpos físico e mental para se manter por um bom tempo imóvel para a meditação. Bom, costumo dizer que os Asanas são como uma faxina que fazemos em nossa casa. Podemos “manter” a nossa casa por um período sem faxina e sem dar a devida arrumação e lugar aos objetos, mas chegará um momento, em que estaremos tão mergulhados na sujeira e na bagunça que não teremos para onde correr: teremos que encarar essa arrumação. É assim, a grosso modo, que são os Asanas para o postulado Yogi: uma diária faxina para o corpo físico e para o corpo mental. Os Asanas são ferramentas para uma consciência mais elevada, promovendo uma base estável para a vivência do corpo, onde a mente também se torna controlável. Com a prática regular de Asanas o corpo naturalmente ganhará mobilidade e saúde articular pela liberação de toxinas acumulas e a circulação de energia vital(Prana) realizando uma grandiosa faxina psicofísica.

Não há separação entre mente e corpo. Por mais que tentamos realizar essa separação, a Psicossomática está aí para nos comprovar como as emoções afetam o corpo e como o nosso corpo afeta as emoções. Todo bloqueio mental tem um correspondente físico, uma tensão muscular e vice-versa. A prática de Asana integra e harmoniza os dois, relaxando esses bloqueios(tantas vezes inconscientemente) lidando com eles no nível físico com objetivo de liberar tensões de ordem mental. Um exemplo: tensões emocionais e repressões podem comprimir a parte superior do tórax bloqueando o funcionamento dos pulmões, diafragma, enfim, o processo respiratório, contribuindo assim, para uma doença muito grave como a asma. Podemos perceber que o Yoga é uma Terapia Integrativa, porém, devemos sempre estar atentos à prevenção. E esse é o chamado dos novos tempos: a prevenção dos males que o sedentarismo e uma mente estafada podem gerar em todo o nosso sistema psicofísico. Vamos olhar com carinho para o nosso corpo físico, pois Nele habita um Espírito Divino.

“Muito se fala em Yoga hoje em dia, mas pouco se sabe de verdade sobre ele. Yoga não é simplesmente um sistema de posturas físicas e meditação. Yoga é um grande conjunto de técnicas e ferramentas capazes de atuar em todos os níveis do nosso sistema(físico, mental, psicoemocional, energético e espiritual) que tem a função de nos ajudar a reconectar com a realidade maior, com a nossa essência, ou ainda com a nossa verdadeira identidade. Por isso Yoga é um caminho de autorrealização. Ao reconhecermos nossa verdadeira identidade, nos tornamos livres para ser quem somos.” Sri Prem Baba Livro Propósito -A coragem de ser quem somos-

Vamos papiando sobre o Yoga e deixando claro que o objetivo é de uma reflexão em conjunto sobre esse moderno modo de vida milenar. Aproveito a oportunidade, que de forma amorosa o Sulacap News me oferta semanalmente, para deixar sempre o convite para vocês acompanharem o Espaço Lumarce Yoga pelas mídias sociais e em alguma possibilidade estarem presentes em nossos eventos. Saudações Yogis! Namastê.

Prof. Marluce Rosa é idealizadora do Espaço Lumarce Yoga, Pedagoga, Psicomotricista, Prof. de Educação Física, Yoga e Motociclista Contatos: Watsapp 99343-8895 Facebook e Instagram @yogalumarce

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page