top of page
  • Josi̊ Sàldanha - Numeróloga Cabalista

HOLÍSTICOnews: Os Chacras


A palavra “Chakra” (ou “chacra”), vem da antiga língua sânscrita e significa “roda”. Eles são centros de energia em formato de círculo, situados em algumas partes do nosso corpo e estão em constante vibração. Eles também estão presentes nas auras de todos os seres vivos, em números incontáveis, bilhões deles.

Todos os seres vivos são compostos por células. Nos humanos, elas existem na casa dos bilhões e, para manterem-se vivas e em constante atividade, elas precisam ser nutridas com energia vital, recebendo e liberando energia constantemente. Devido a essa troca energética, os corpos nascem, crescem e se desenvolvem até que um dia essa atividade, essa troca de energia, cessa e o corpo físico, juntamente com suas células, morrem. Os principais responsáveis por essa troca energética são os chacras e para cada célula viva existe um chacra em ininterrupto movimento.

Existem os chacras principais e os secundários. Os secundários são chamados dessa forma apenas por não estarem associados às glândulas endócrinas. Dois exemplos de chacras secundários que podemos citar são: o chacra esplênico (que é ligado ao baço) e o chacra do fígado.

Quantos e quais são os chacras principais?

Os hindus são os pioneiros nos estudos sobre os chacras. Eles estudam sobre a anatomia sutil, através da medicina Ayurvédica e das escrituras sagradas do Hinduísmo, já em torno de 10 mil anos. Eles representam cada chacra com uma flor-de-lótus, com quantidades diferentes de pétalas.

Temos 7 chacras principais, que são (de baixo para cima): 1 – Básico 2 – Sexual 3 – Umbilical ou Plexo Solar 4 – Cardíaco 5 – Laríngeo 6 – Frontal 7 – Coronário

A vibração de cada chacra demonstra como a pessoa se encontra em cada parte do seu corpo e em cada setor da sua vida: se está bem ou mal. O desequilíbrio do chacra acontece em duas situações: quando ele está hiperativo, ou seja, vibrando em excesso ou quando ele está vibrando menos que o normal, quando está hipoativo. Espiritualmente falando, cada chacra traz consigo uma missão que deve ser cumprida pelo ser humano. Vou explicar, resumidamente, cada um dos chacras principais.

1 – Chacra Básico ou 1º Chacra

Localiza-se na base da coluna, no cóccix, mais exatamente no períneo. Está ligado às glândulas suprarrenais, que são as responsáveis pela liberação do hormônio adrenalina, que nos impele à preservação da vida quando estamos diante de algum perigo. Ele nos conecta à terra. Sua cor é vermelha.

É comum que as pessoas com depressão ou que já tentaram o suicídio, pessoas que acumulam coisas antigas, que são muito apegadas aos bens materiais, que tem problemas de intestino preso, estejam com mau funcionamento do chacra básico. Ao contrário, pessoas prósperas e com a saúde em dia, costumam estar com esse chacra em bom funcionamento.

Sua missão é nos ajudar a caminhar em equilíbrio no nosso Planeta, expressando saúde física, de modo geral.

2 – Chacra Sexual ou 2º Chacra

Localiza-se na região do baixo ventre, fisicamente ligado às gônadas: testículos (homem) e ovários (mulher). Sua cor é o laranja. Quando está em bloqueado, pode causar impotência sexual, desânimo, baixa autoestima. Contudo, estando hiperativo, pode causar compulsões, inclusive sexuais. Em equilíbrio, ele estimula os demais chacras ao melhor funcionamento.

Seu desequilíbrio também pode causar: ausência de objetivos, sentimento de impotência, confusão, ciúme, inveja, desejo de possuir. Atinge diretamente, de forma negativa, o desejo de viver e de alcançar patamares maiores, enfrentar desafios e viver o memento presente.

3 – Chacra Umbilical ou Plexo Solar ou 3º Chacra

Localiza-se, mais ou menos, a uns dois dedos acima do umbigo e está ligado ao pâncreas. Sua cor padrão é o amarelo. Tem influência sobre a nossa relação com a matéria e com o poder pessoal. Ele retém nossas emoções densas, tais como a raiva, mágoa, medo, tristeza, angústia, rancor, ansiedade. Precisa estar sempre sendo tratado e harmonizado.

Sabe aquele “frio no estômago”, aquela sensação de “facada no estômago”? Pois a maioria de nós sofre algum problema nessa região: gastrite, dores, diabetes, problemas digestivos diversos. Ele também é responsável por absorver as energias dos alimentos e distribuí-las pelo nosso corpo. Também é onde “mora” o nosso ego, que representa a nossa força, poder, vontade. Quando ele está em harmonia, nos dá um grande poder de realização, pois nos impele a agir. Estando bloqueado, nos causa medo, enjoo ou irritação.

4 – Chacra Cardíaco ou 4º Chacra

Localiza-se, conforme seu nome, na região do coração, no centro do peito. Sua cor é o verde e ele está ligado à glândula timo. Ele é o símbolo das emoções e tem a função de equilibrar as energias dos demais chacras, pois está exatamente no centro dos 7 chacras principais: abaixo dele estão os 3 chacras associados à nossa conexão com a Terra e acima dele, os 3 chacras associados ao plano espiritual.

É o mais fragilizado quando há um desequilíbrio emocional. Estando bloqueado, a pessoa pode vir a ter depressão, angústia, irritação, pontadas no peito e pode ficar extremamente materialista e apegada. Pode gerar infarto, taquicardia e, nas mulheres, pode aflorar o câncer de mama! Entretanto, se bem desenvolvido, equilibrado, gera estabilidade, confiança e torna-se um canal de amor, capacitando a pessoa ao trabalho espiritual.

5 – Chacra Laríngeo ou 5º Chacra

Localiza-se na garganta e tem sua base na glândula tireoide. Sua cor principal é o azul-claro. Ele representa o corpo etérico padrão e, quando está em boa saúde, pode facilitar a psicofonia e a clariaudiência, sendo, também, um filtro energético que impede as energias emocionais de chegarem aos chacras da cabeça.

Em desequilíbrio, pode causar dor de garganta, herpes, dores de dente, gengivite, hiper e hipotireoidismo. Pessoas que aguentam tudo caladas, que “engolem sapos”, que tem problemas de adaptação, podem estar com esse chacra bloqueado ou podem bloqueá-lo com tais atitudes.

6 – Chacra Frontal ou 6º Chacra

Localiza-se na testa, entre as sobrancelhas, é o chamado “terceiro olho”. Sua cor é o índigo e está associado à glândula pituitária ou hipófise.

Ele controla todos os demais chacras e emite comandos para todo o corpo. Estando saudável, ele adquire a capacidade da clarividência e também expande a intuição. Podemos sentir sua atividade através de uma sensação de calor na testa.

Estando em desequilíbrio, temos a falta de foco, excesso de pensamentos, ideias acumuladas sem que sejam postas em prática, desorganização, e, fisicamente, a pessoa pode padecer com sinusite, que nada mais é que a somatização dessa “congestão mental”. Também podem aparecer: pânico, dores de cabeça e até mesmo problemas mentais diversos. Para harmonizá-lo, o melhor que se pode fazer é a meditação, pois esvazia-se a cabeça e “limpa” esse chacra.

7 – Chacra Coronário ou 7º Chacra

Localiza-se no topo da cabeça e está ligado à glândula pineal ou epífise. Esse chacra forma uma cora de luz no alto da cabeça e, por isso, também é conhecido como “chacra da coroa”. Sua cor é violeta.

É através dele que podemos alcançar a compreensão de tudo e nos conectarmos com o plano espiritual, com nosso Eu Superior, com Deus, com o divino que está em todas as coisas. Também está ligado a forma com que professamos a nossa fé e como evoluímos espiritualmente. É o chacra mais importante, sendo o responsável pela energização do cérebro, por influenciar as funções mentais e na produção da serotonina, regulando o sono, o apetite, o humor, dentre outros.

Em desequilíbrio, a pessoa pode desenvolver fobias diversas, problemas neurológicos, falta de fé, depressão, tendências suicidas, falta de inspiração, confusão, falta de esperança, alienação. Estando saudável, equilibrado, ativamos nossa sensibilidade e vivemos alinhados ao nosso propósito, felizes, dispostos, saudáveis.

As Terapias Holísticas e os Chacras

Uma das principais funções das Terapias Holísticas é justamente trabalhar nos chacras, harmonizando-os, alinhando-os. Se um chacra em desequilíbrio já causa inúmeros transtornos, imaginemos, então, quando a maioria deles está desequilibrada! E é muito mais comum estarmos em desequilíbrio que alinhados, pois a vida nos impele a inúmeros desafios.

Terapia, meditação, yoga etc., também precisam fazer parte da nossa rotina para uma vida mais feliz e saudável.

Josi̊ Sàldanha é Numeróloga Cabalista, formada pela ABNC – Academia Brasileira de Numerologia Cabalística, Terapeuta Holística em várias especialidades, afiliada à ABRATH – Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos (CRTH-BR 2564), Pedagoga formada pela UERJ, Teóloga especialista em Ciências da Religião pela UNESA, Sacerdotisa há 15 anos, com dois livros publicados na área de Teologia.

Telefones Oi: 3357-7399 e 98464-4568 Whatsapp e celular Claro: 99232-4887 www.josisaldanha.com.br contato@josisaldanha.com.br www.facebook.com/josisaldanhanumerologa

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page