Buscar
  • Heloísa Cavalcante - Professora

PORTUGUÊSnews: “Que país é ESTE” ou “Que país é ESSE”?


Renato Russo, ao usar ESSA expressão, estava correto ou utilizou a “Licença Poética”, que é uma incorreção de linguagem permitida na poesia, na linguagem literária?

ESSES erros não são permitidos fora da Literatura! ISTO, ISSO, AQUILO; ESTE(S), ESSE(S), AQUELE(S) são pronomes demonstrativos.

Como já diz o nome, “pronome” é uma classe gramatical que acompanha ou substitui o nome.Demonstrativo porque demonstra quem, com quem e sobre o quê(ou quem) estamos falando.Pode-se perceber que, no título da canção de Renato Russo, ESSE substitui a palavra BRASIL.

Os pronomes demonstrativos costumam “dar um nó” na cabeça dos estudantes, porque definem a posição de um elemento qualquer em relação às pessoas do discurso.Portanto é bom ressaltar que o discurso pode ter três pessoas: aquela que fala (1ª), aquela com quem se fala (2ª) e a de quem se fala (3ª).

Lembrando também que ESSE discurso não é AQUELE do noivo no dia do casamento, do pai da noiva ou mesmo de político fazendo montes e montes de promessas em época de eleição. ESSE discurso, ao qual nos referimos, é uma exposição de ideias, seja ela escrita ou falada.

Pronomes demonstrativos situando objetos ou pessoas no espaço: Os pronomes ISTO,ESTE(S),ESTA(S) são utilizados para objetos ou pessoas que estiverem perto de quem está falando. Exemplos:

1. ESTE país onde nasci é o Brasil. 2.ESTA caneta na minha mão é da Lúcia. 3. ESTES cadernos no meu colo são para serem usados nas anotações sobre a aula. 4.ISTO aqui na minha mão é o documento do carro.

Os pronomes ESSE(S),ESSA(S) são utilizados quando o objeto ou a pessoa está perto da pessoa COM QUEM se fala. Exemplo: Imagine que Sérgio Cabral esteja lendo um livro na cadeia. "Que livro é ESSE?", pergunta o colega de cela, curioso (o livro está com Cabral, a pessoa a quem o falante se dirige). "ESTE livro é O Poderoso Chefão", responde Cabral (o livro está com quem fala, perto dele).

Para as pessoas ou objetos de quem se fala, ou que estejam longe, usamos os pronomes AQUELE(S),AQUELA(S) e AQUILO. Exemplos:

1. Eu estou no Brasil e falo: AQUELE país da Europa, cuja língua é o Francês, é muito lindo! 2. AQUILO, lá no céu, é uma estrela? 3. AQUELE na esquina é seu pai?

Bem, voltando ao Renato Russo: O Brasil é o país onde ele estava, no caso, algo PERTO dele ( a pessoa que fala),portanto o correto seria “Que país é ESTE.”, só que, cantando, “ESSE” soa muito melhor e todos deixaram de lado as regras gramaticais. Ele usou a Licença Poética.

Pronomes demonstrativos situando objetos ou pessoas no tempo: ISTO, ESTE(S),ESTA(S) falam do tempo presente: ESTE ano, ESTE mês, ESTA semana (o ano, o mês e a semana que estão em curso no momento); ESTE fim de semana é o que vem em seguida ao momento da fala, o próximo.

ISSO,ESSE(S),ESSA(S) indicam um passado próximo. Exemplos:

1. ESSA semana que passou eu fiz uma prova difícil. 2. Mês passado eu estava muito doente.NESSES tempos eu só ficava deitado e ISSO me deixava muito aborrecido.

AQUILO, AQUELE(S), AQUELA(S) indicam um passado distante. Exemplos: 1.Em 1970 eu morava em um bairro tranquilo. NAQUELE tempo eu andava de bicicleta tranquilamente nas ruas. 2. Quando eu era jovem, minha mãe me levava sempre à praia. AQUELA época era muito boa!

Pronomes demonstrativos situando objetos ou pessoas no discurso

ISTO,ESTE(S), ESTA(S) indicam algo que ainda vai ser citado no discurso, antecipam a referência. Exemplos: 1. Quero que saibam ISTO: não irei ao passeio se não se comportarem. 2. ISTO é o que eu sempre digo: não deixem de estudar! 3. Nosso povo tem muitas carências, dentre as quais ESTAS: fome,ignorância e miséria. 4. Consideração, respeito, amizade. Talvez ESTE (último) seja o mais importante dos sentimentos.

Percebam que ESTE se refere ao último sentimento citado no discurso ( amizade). 5.Renata e Raquel são irmãs, ESTA é loira e AQUELA é morena.

Vale lembrar, para quem não conhece as duas pessoas, que a loira é a que está mais perto no texto, discurso,(Raquel).

6.Cássio, Pelé e Neymar são pessoas de grande notoriedade no mundo esportivo: AQUELE( Cássio) por ser um excelente goleiro e servir à seleção brasileira de futebo,ESSE (Pelé ) por ser considerado o melhor jogador de todos os tempos e ESTE por ser, talvez, o jogador mais valioso da atualidade.

Percebam a posição de quem se fala(Cássio, Pelé e Neymar)) e a respectiva posição dos pronomes: (AQUELE,ESSE e ESTE).

ISSO, ESSE, ESSA retomam uma referência que já foi feita anteriormente no texto. Exemplos: 1. Os papéis devem ser entregues hoje. ESSES documentos são de máxima urgência!. ESSES se refere aos papéis. 2. Aquelas pessoas precisam ser atendidas. ISSO é muito importante! Isso se refere àquelas pessoas. 3. Maria é muito inteligente. Essa menina vai longe. ESSA se refere à Maria.

Uma boa semana e até a próxima!

Heloisa Cavalcanti de Souza é Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira/ Portuguesa. Formação UFRJ/ UCB. Ex aluna do Colégio Pedro II. Professora da SEEDUC. Rede Estadual de Ensino RJ. Professora particular, preparando estudantes para o ENEM, com ênfase em Redação.

#EsseouEste #Português #LInguagem

209 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil