top of page
  • ASCOM Ministério da Integração Nacional

Defesa Civil Nacional alerta para chuvas intensas no Rio de Janeiro


Brasília-DF, 19/11/2017 - A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alerta para a previsão de chuvas volumosas e intensas no estado do Rio de Janeiro a partir das 19 horas deste domingo (19) até as 14 horas desta segunda-feira (20) . O aviso foi enviado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad-MI).

O alerta prevê que as chuvas fortes, nível laranja, devem afetar mais a Baixada Fluminense e a região serrana. Segundo o Inmet, existe a possibilidade do alerta subir ainda hoje para nível vermelho. São três níveis de avisos meteorológicos: amarelo, laranja e vermelho, que indicam o grau de confiança e também de severidade dos impactos do evento. O informe do Inmet pode ser conferido no link http://alert-as.inmet.gov.br/cv/emergencia/cap/6207.

O Cenad já informou as Defesas Civis municipais e do estado do Rio de Janeiro sobre o alerta. Diante do cenário, a Sedec recomenda que a população tome conhecimento do Plano de Contingência local, das rotas de fuga e fique atenta aos sinais de alarme para a possibilidade de necessidade de abandono das residências, principalmente nas áreas consideradas de risco. É importante também ficar atento a possíveis alterações nas encostas e desligar aparelhos elétricos e quadros de energia.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page