• Valcir Ramos

GESTÃOnews: Mapeando seu planejamento e projetos familiares


Como foi informado em nosso primeiro artigo, seu “Planejamento/Orçamento Familiar” se assemelha em muito ao “Planejamento Estratégico” de uma empresa. Por isso, sempre que possível estarei fazendo aqui uma analogia entre esses dois modelos.

Uma das melhores formas de você começar o seu planejamento é mapeando seus projetos de vida e objetivos familiares (veja exemplo na foto).

No mundo inteiro, na gestão do planejamento estratégico de corporações organizadas, utiliza-se uma metodologia chamada Balanced Scorecard (BSC), desenvolvida por Norton e Kaplan, professores de Harvad. O BSC tem em sua estrutura a segmentação de um planejamento por “perspectivas”, onde as 4 principais são: “Aprendizado e Crescimento”, “Processos”, “Mercado” e “Financeira”.

1)Aprendizado e Crescimento - onde a empresa trata todo seu capital humano, tecnologia e tudo o mais que se relaciona a cultura e inteligência da organização; 2)Processos - onde são considerados todos processos que movem a empresa, quer sejam operacionais, produção, vendas, administração, finanças, enfim a forma como a empresa funciona. 3)Mercado - onde são tratados todos os relacionamentos externos a empresa, seus clientes, fornecedores, concorrentes e diversas outras entidades (Governo, Sindicatos, Agências Reguladoras, Procon, Associações, etc); 4)Financeira – essa, obviamente, a de maior interesse dos acionistas já que trata das finanças e resultados financeiros deixados pelo negócio.

Observem tratar-se de uma cadeia de causa e efeito, onde essas perspectivas se interligam entre si, e o bom desempenho e equilíbrio de cada uma implicará da outra e, por consequência, no sucesso do planejamento e crescimento da empresa.

Uma síntese seria: “O capital humano mais bem preparado, treinado, aliado a melhores tecnologias levará a melhoria dos processos internos, gerando maior produtividade e aprimoramento da qualidade de produtos com redução de custos, proporcionando uma maior competitividade no mercado e um melhor resultado financeiro para a empresa”.

Da mesma forma, no seu Planejamento Familiar, você deverá considerar algumas “perspectivas” que também estarão interligadas entre si, determinando essa sinergia de causas e efeitos.

No plano familiar citaremos 3 perspectivas: “Pessoal”, “Profissional” e “Financeira”.

Como na foto acima, na perspectiva “Pessoal” você define seus planos e projetos, assim como os das demais pessoas envolvidas no seu planejamento familiar. Na “Profissional” você explicita todos os planos relacionados às especializações, melhorias/crescimento profissional, promoções, busca por oportunidades e tudo o mais que está ligado a sua carreira profissional ou atividades laborais. Por fim, como consequência das anteriores, você terá a gestão “Financeira” dos resultados derivados dos bons desempenhos observados nas 2 perspectivas anteriores.

O próximo passo após o “mapeamento” é descrever o que será necessário fazer para que cada meta/objetivo traçado seja atingido, ou seja, descrever seus “Planos de Ação” definindo o que será necessário fazer, quais os recursos necessários, quem estará envolvido e em que momento cada uma dessas “caixinhas” serão transformadas em realidade.

Como foi dito no início, o objetivo da “GESTÃOnews” é falar sobre conceitos que poderão lhe ajudar na elaboração de um Planejamento Empresarial ou Pessoal. De certa forma, tudo que foi dito até agora são “conceitos” que você “pratica” no seu dia a dia. O que tentaremos é ajudar com dicas para organizá-los com uma metodologia formal, definindo todos os parâmetros que interferirão no resultado, possibilitando a você projetar e antever os resultados esperados “no tempo”. Voltando ao que dissemos antes, ao planejar você criará e projetará parâmetros que lhe ajudarão a comparar com seus resultados futuros. Somente assim você saberá se está indo pelo “caminho certo” ou se precisará tomar medidas para corrigir rumos.

Depois dos passos enumerados poderemos então começar a elaborar um orçamento para ver o “quanto tudo isso vai custar”, em quanto tempo será possível realizar e de que forma poderá ser pago. Desses próximos passos trataremos nas colunas seguintes.

Agora, como exercício de casa, defina o que você entende pelo objetivo considerado no último “quadrinho” (foto) de nosso planejamento: O que é para você “ficar rico”? Mande sua contribuição nos comentários.

Valcir Ramos é Economista, pós-graduado pela FGV-RJ em Adm. Financeira, Consultor/Coach na VRamos Consultoria Planejamento Estratégico e Gestão

www.vramosconsultoria.com.br / vramosconsultoria@gmail.com

#Gestão #planejamento #Projetos

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.