Buscar
  • Fernanda Ramiro - Fonoaudióloga

FONOAUDIOLOGIAnews: Falando sobre Fonoaudiologia


Conseguir se comunicar com clareza é fundamental para todas as pessoas. Afinal, conversar faz parte do convívio em sociedade. A dicção é ainda mais importante para alguns, como cantores, atores, radialistas e quem trabalha com atendimento ao público. Diante disso, cuidar da fala e audição é fundamental.

O profissional que atende com todo cuidado essa demanda é o fonoaudiólogo. Ele é responsável por acompanhar crianças, adultos e idosos que apresentam alguma dificuldade relacionada à voz e audição, além de orientar profissionais que dependem da fala em sua carreira.

Diante de um público tão extenso e variado que necessita de atendimento, a atuação do Fonoaudiólogo é vasta e abrange diferentes especialidades.

Onde o Fonoaudiólogo atua? O fonoaudiólogo é atuante em unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, hospitais e maternidades, consultórios, clínicas, home care, domicílios, asilos e casas de saúde, creches e berçários, escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas, veículos de comunicação (rádio, TV e teatro) e associações.

Veja as principais especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia:

Audiologia Trata patologias relacionadas à audição. Complicações na gravidez, infecções no ouvido, uso de determinados medicamentos por muito tempo, contato com ruídos excessivos e diversos outros fatores podem comprometer a capacidade de ouvir corretamente.

Tudo isso é tratado pelo fonoaudiólogo que se especializa em audiologia. O trabalho do fonoaudiólogo envolve os procedimentos para habilitação ou reabilitação da audição do paciente.

Linguagem Essa é a área responsável por tratar tudo o que é relacionado à comunicação escrita e oral, contribuindo para aperfeiçoar a compreensão e a expressão. Essas capacidades são fundamentais para o bom convívio social. Além disso, o aperfeiçoamento da linguagem ajuda muito no ambiente de trabalho, uma vez que se expressar com clareza é visto como um ponto positivo no mercado.

Motricidade Esse campo trabalha diretamente com funções do organismo relacionadas aos processos de respiração, sucção, deglutição, expressão facial, entre outros. O fonoaudiólogo especialista em motricidade trata de pessoas que nasceram com algum tipo de dificuldade ou que precisam passar pelo processo de reabilitação após um acidente, por exemplo.

Voz A voz é produzida nas pregas vocais, e quando elas não funcionam corretamente há alterações como rouquidão, voz abafada ou com sopro. Isso pode trazer problemas para a vida profissional e pessoal. Diante disso, o fonoaudiólogo especializado em voz é o profissional indicado para tratar e prevenir essas dificuldades vocais.

Gerontologia Um campo de atuação que vem crescendo muito. Trata da saúde do idoso em todos os aspectos ligados à audição, fala, linguagem, voz, deglutição, entre outros. Cuida tanto da habilitação quanto da reabilitação dos pacientes.

Fonoaudiologia do Trabalho Essa especialidade trata de questões relacionadas à saúde e comunicação humana no ambiente de trabalho. Há diversas atividades relacionadas à função, tais como programas para prevenção de doenças ocupacionais e detecção de riscos.

A proposta é oferecer qualidade de vida no trabalho, conforto e segurança, e também garantir que os trabalhadores possam desempenhar suas funções com menos riscos para a saúde.

Fernanda Ramiro é formada em Fonoaudiologia pela Veiga de Almeida, Pós graduada em Fonoaudiologia Hospitalar pela Veiga de Almeida, foi coordenadora de Fono da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, Secretaria de Saúde da Prefeitura.de Ouro Preto, Fonoaudióloga voluntária da UFOP, realiza atendimentos domiciliares e estimulação cognitiva para idosos no Sesc/RJ.

#Fonoaudiologia #Voz #Fala

18 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil