top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

EDUCAÇÃOnews: Inquietação na infância


Quem não já ouviu assim: “meu filho vale por 10!!”.

Isso é sinal de movimentação normal, ou algum tipo de transtorno, como TDAH, já que a inquietação excessiva é um dos sintomas? TDAH é um transtorno neurológico que normalmente é diagnosticado na infância, e que é caracterizado pela hiperatividade associada a um movimento contínuo e excessivo, dificuldade na atenção, respostas irreflexivas. Isso tudo devido a um mau funcionamento de algumas áreas do cérebro. Só que esses sintomas nem sempre são suficientes, já que muitas crianças se movimentam muito, são impulsivas nas respostas ou não tem muita paciência para esperar, ainda mais no mundo que estamos vivendo com tantas interações.

Precisamos entender que, movimento e inquietude são considerados normais em determinada fase da vida da criança, e oque é preciso fazer é que pais, professore e cuidadores, estimulem com atividades que exijam concentração e que ao mesmo tempo sejam agradáveis e divertidas. Deem oportunidade de vivências em lugares amplos para brincar e correr; construam atividades de atenção, raciocínio com nível de complexidade crescente; e construam histórias em família que tenham começo, meio fim.

Renata Cyríaco é Professora, Fisioterapeuta, gestora escolar, especializada em educação especial e inclusiva, pós-graduanda em psicopedagogia institucional e clínica, e Coach Infantil.

Canal do Youtube: Renata Cyríaco.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page