top of page
  • Valcir Ramos

GESTÃOnews: Sua Empresa / Seu Orçamento / Seus Projetos de Vida


A coluna GestãoNews tratará de “conceitos” que poderão lhe ajudar na gestão de seu Negócio, seu Orçamento Familiar ou de seu Projeto de Vida.

Da mesma forma que ao pensar em montar um negócio você deverá antes montar um “Plano de Negócio”ou as empresas organizadas elaboram um “Planejamento Estratégico” anualmente, seu Orçamento Familiar também deverá ser gerido, como uma empresa, através de um “Planejamento Prévio”.

- “Plano de Negócio” é você colocar no “papel” tudo o que vai investir para montar sua empresa, seja em obras, reformas, instalações, maquinários, marketing, legalização, prevendo tudo o que você vai produzir/vender em quantidades e valores, listando todos os custos, impostos e despesas operacionais envolvidos de forma a projetar o resultado que o negócio deixará mensalmente. Só assim você poderá ter a certeza da sua viabilidade.

- “Planejamento Estratégico” se assemelha ao item anterior só que para um negócio já em funcionamento, ou seja, é planejar e orçar a cada novo exercício fiscal projetando metas, objetivos e resultados esperados.

- “Planejamento Prévio/Orçamento Familiar” como em uma empresa, é a projeção de seu orçamento pessoal onde são consideradas, além do dia a dia, todos os projetos de vida, seus e de seus familiares, no curto, médio e longo prazo.

Os temas acima serão desenvolvidos através de artigos semanais que aqui serão publicados, deixando claro que ora falaremos sobre a gestão de um negócio (empresa) assim como, também, falaremos sobre a gestão da Você S/A (seu orçamento familiar).

Como dever de casa, e para que você comece a pensar no assunto, deixarei abaixo algumas considerações sobre o maior CANCER que pode corroer a saúde financeira de seu orçamento familiar ou de sua empresa: Os “JUROS”.

Pense que toda vez que você dispende uma quantidade de dinheiro, em troca você estará adquirindo ou usufruindo de algo ou alguma coisa. “Sai dinheiro, entra alguma coisa”. Pense em Dinheiro x TV (“aquisição de um bem”), Dinheiro x Hamburguer (“saciar a fome”), Dinheiro x Camisa (“melhor vestimenta”), Dinheiro x Casa (“teto próprio”), Dinheiro x Cinema (“diversão”), Dinheiro x Chopinho (“curtir o prazer”).Em resumo, toda vez que “sai dinheiro” entra “alguma coisa” que você passará a possuir ou algo que você consume/usufrui. É uma troca, um “escambo”. Neste caso não de mercadorias e, sim, de dinheiro por algo.

Agora pense nos JUROS. O que entra a cada vez que você paga JUROS? Nada! Ou seja, só sai dinheiro e nada entra em troca.

O que isso representa? PAGAR JUROS LHE EMPOBRECE! Afinal, só “sai” e nada “entra” como compensação. O “Juro” nada mais é do que o “aluguel” pago pelo uso de dinheiro de terceiros. Com o passar do tempo passou-se a observar que uma parte desses usuários não pagavam suas dívidas. Isso incluiu na parcela de juros mais uma variável, a “inadimplência”. Ou seja, a taxa de juros que você paga foi aumentada para compensar aqueles que não pagam (percentual de risco). Isso que dizer que você paga pelo “seu aluguel” e pelo dos que não pagam suas dívidas.

As taxas de juros contemplam ainda outras variáveis, tais como o “custo da captação”, “despesas operacionais”; “impostos” e o “lucro das instituições”.

O que fazer? Simples para enriquecer? Simples, para começar NÃO PAGUE JUROS. E qual a receita para conseguir isto? ORGANIZE-SE, PLANEJE!

Em nossos futuros artigos vamos discutir alguns conceitos que poderão ajudá-lo nessa empreitada. Mas, acrescentando ao seu primeiro “dever de casa” e para você já ir se conscientizando,os principais fatores necessário serão a “Mudança de Atitude” e o real“Comprometimento”.

Valcir Ramos é Economista, pós-graduado pela FGV-RJ em Adm. Financeira Consultor/Coach na VRamos Consultoria Planejamento Estratégico e Gestão

www.vramosconsultoria.com.br / vramosconsultoria@gmail.com

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page