top of page
  • Silvana Rocha

ESTÉTICAnews: Cuidados básicos com a pele - Higienização


Oi, pessoal!

Hoje, iremos começar uma série sobre cuidados básicos para se manter uma pele saudável e hidratada. E nesse primeiro post, falarei sobre a higienização, que é muito importante para remover o excesso de oleosidade, maquiagem e resíduos de poluição, que por sua vez acabam agredindo a pele, deixando-a desidratada, sem brilho, além de dificultar a entrada dos cosméticos e por muitas vezes ajuda no processo do envelhecimento precoce.

Mas, hoje com a grande variedade de cosméticos presente no mercado, sempre bate aquela dúvida na hora de escolher o mais adequado, tanto em relação ao princípio ativo presente neles ou quanto à sua forma cosmética.

Os mais indicados para cada tipo de pele são: -Creme ou leite de limpeza: pele seca; -Loção de limpeza: pele normal/mista; -Gel de limpeza: pele oleosa/acneica; -Sabonete líquido: todos os tipos de pele; -Espuma de limpeza: todos os tipos de pele.

*Sabonetes em barra são indicados somente para o corpo pois em geral são muito agressivos à pele do rosto, por conter na maioria soda cáustica em sua composição.

Contudo, deve-se ter cuidado quanto ao uso do higienizante independente da sua forma cosmética, o mesmo não deve ser utilizado mais de 2x ao dia, pois além de remover as sujidades, acabam removendo também o manto hidrolipídico da superfície da pele. E quando esse manto é retirado de forma intensa e em excesso, ocorre um estímulo das glândulas sebáceas, tornando a pele mais oleosa, causando um "efeito rebote" e consequentemente deixando-a com um pH alcalino que favorece a proliferação de micro-organismos, resultando no aparecimento das acnes.

Mas como fazer para equilibrar esse pH da pele?

Conto no próximo post...

Silvana Rocha - Técnica em Estética, Linfoterapeuta e Micropigmentadora (Formada pelo SENAC-RJ) Dúvidas e perguntas.

Redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/DesigndaPele/ Instagram: https://www.instagram.com/_designdapele/ WhatsApp: 21 99369-7818

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page