Buscar
  • Renata Cyríaco

Ética profissional


Quando pensamos em ética profissional, é comum vir à cabeça: “eu não falo mal do meu trabalho para ninguém, então, eu tenho ética. Eu venho aqui dizer que, ética profissional vai muito além disso. Ética é cumprirmos regras e normas, ética é universal, e não um conceito individual, tem a ver com valores e caráter. Ser ético é não prejudicar o próximo, e através dela, ganharmos confiança e credibilidade no meio profissional ou social.

Integridade, comprometimento, responsabilidade, humildade, são alguns exemplos de atitudes éticas. Ser ético é fazer o certo mesmo quando ninguém está olhando.

Muito cuidado com a sua postura profissional!

O código de ética profissional pode ser definido como um documento de texto de diversas diretrizes que orientam as pessoas quanto às suas posturas e atitudes ideais, moralmente aceitas ou toleradas pela sociedade como um todo, enquadrando os participantes a uma conduta politicamente correta e em linha com a boa imagem que a entidade ou a profissão quer ocupar, inclusive incentivando à voluntariedade e a humanização destas pessoas e que, em vista da criação de algumas atividades profissionais, é redigido, analisado e aprovado pela sua entidade de classe, organização ou governo competente.

Como tal, um código de ética fixa normas que regulam os comportamentos das pessoas dentro de uma empresa ou organização. Fonte: wikipédia

Segundo o dicionário, ética é: substantivo feminino, segmento da filosofia que se dedica à análise das razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano, geralmente tendo em conta seus valores morais. Etimologia (origem da palavra ética) do latim ethica/pelo grego étthikós.

Renata Cyríaco é Diretora escolar/pós graduada em gestão escolar e educação especial e inclusiva/ cursando Kidscoaching


0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil