top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

19 de Julho – Dia Nacional do Futebol


João Luiz Albuquerque

Muita gente não sabe, mas o esporte mais popular do país tem um dia só para ele!

O futebol chegou ao Brasil em 1849, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o país, trouxe uma bola, uma agulha, uma bomba de encher e um uniforme. Com a divulgação do esporte, este se tornou uma paixão do povo brasileiro, fazendo do nosso país o maior campeão mundial.

As primeiras regras do futebol foram criadas pela associação de futebol de Londres, na Inglaterra, através dos dirigentes dos clubes ingleses. Primeiramente elaboraram 13 regras, mas em razão das necessidades, estas passaram para o número de 17.

Só em 1870 é que os times passaram a ter oficialmente 11 jogadores em campo. A primeira partida entre seleções nacionais foi em 1872: Escócia x Inglaterra. Em 1885 o esporte passou a ser profissionalizado, estimulando o aumento de sua prática, sua evolução técnica e tática. Em virtude de sua popularização por todo o mundo, foi criada uma organização internacional, no dia 21 de maio de 1904, a fim de coordenar os interesses voltados para o esporte, a FIFA – Federação Internacional de Futebol Association.

Quatro amigos apaixonados por futebol queriam promover jogos entre os países da Europa e, mais tarde, para o resto do mundo.

Os tais amigos eram o editor francês Jules Rimet, o industrial gráfico francês Henry Delaunay, o banqueiro holandês C. A. W. Hirschman e o advogado francês Robert Guérin. Aliás, Guérin foi o primeiro presidente da FIFA: de 1904 a 1906. O primeiro brasileiro a dominar a nobre arte de controlar a bola e marcar gols era quase um inglês. Charles Miller nasceu no Brás, em São Paulo, descendente de ingleses e escoceses. Aos 9 anos, seguiu para a Inglaterra com a finalidade de estudar. Lá, aprendeu a jogar futebol.

Quando desembarcou de volta ao Brasil, em 1894, Charles Miller se surpreendeu ao descobrir que ninguém praticava o esporte bretão por aqui. Sorte que trouxera duas bolas, uma agulha, uma bomba de ar e dois uniformes. O futebol tornou-se o esporte mais popular do país, e esta em quase todos os cantos do mundo.

Parabéns a todos os amantes do futebol!

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page