Pequenas Empresas

David e Golias e Sistemas de Informação!

Por Gilberto L Ferreira

A passagem bíblica de David e Golias já serviu de inspiração para dezenas de reflexões. Na sua grande maioria meditações religiosas como não poderia deixar de ser.
No entanto atrevo-me a estimular mais uma reflexão focando apenas seus aspectos técnicos:
Conta a história que existiu um guerreiro gigante da cidade filisteia de Gate, cuja altura alcançava 2,90 metros e era reconhecido por todos como invencível. Mais apesar destes atributos Golias como era chamado, ao lutar com Davi um franzino herói, contrariando todas as probabilidades foi derrotado definitivamente!
Como isto foi possível?
O gigante possuía uma força descomunal e podia empunhar armas  que jamais poderiam ser usadas por David. Considerando-se seus dotes físicos, Davi se quer teria condições de manusear tais instrumentos: a espada, a lança, o escudo etc.
No entanto David se armou adequadamente para a Batalha. Usou uma funda.
Obviamente ele analisou o potencial de seu oponente. No entanto ao ponderar seu próprio potencial dentre todas as possibilidades de armas da época, ele optou por uma que tinha habilidade de manuseio, que lhe  permitia atacar a distância segura para não  cair na armadilha de uma luta corporal, também dava-lhe mais agilidade e a possibilidade de um golpe fatal. 
Meta cumprida.
Golias atingido na cabeça por uma pedra arremessada com o funda morreu na hora.
A análise de potencial apontou para a escolha da ferramenta adequada!
Assim também deve ocorrer com as empresas ao adotarem sistemas de gestão. Nem sempre o melhor sistema de informação do mercado é de fato o ideal para o perfil de sua empresa. Seja por questões de custo, fluxo de processos, licenciamento, infraestrutura etc.
Dentre tantas opções existentes no mercado certamente alguma será a que melhor suportará seus negócios. 
Para tanto é fundamental que você pondere o potencial de sua empresa internamente analisando os seus processos e externamente, considerando o mercado em que atua,buscando conhecer melhor seus concorrentes.
Este exercício é fundamental para definir qual sistema de gestão de fato sua empresa precisa para o momento em que vive. 
E para otimizar o tempo de implantação e não incorrer em gastos desnecessários, eu recomendo buscar a ajuda de um profissional desta área. 
Vai por mim é mais barato!
E então preparado para agir como David e quem sabe tornar sua empresa líder do seu mercado de atuação?
Reflita e bons negócios!
Gilberto L Ferreira (Administrador, Especialista e Governança de TI e Gerente de Projetos). Gilbertoglopes64@gmail.com

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil