Alexandre Madruga

9 de jul de 2018

FISIOnews | O que é o cisto de Baker ou cisto poplíteo?

O cisto de Baker, é um caroço em forma de uma bola, que aparece atrás do joelho, na região da fossa poplítea, localizado mais precisamente entre o músculo gastrocnêmio e o tendão do músculo semitendinoso. Na verdade, a existência de uma bursa (bolsa com líquido lubrificante) nessa região, permite que aconteça isso, devido a conexão com a articulação e o aumento de líquido sinovial.
 

 
A dor normalmente aparece no momento de extensão de joelho, durante uma caminhada ou uma atividade que requer mais o uso da articulação. É comum a rigidez e uma pressão atrás do joelho. O cisto poderá desaparecer espontaneamente.
 

 
Apesar de ser visível, as vezes é necessário realizar uma Ressonância Magnética ou com menos frequência uma ultrassonografia, pois sendo secundário a outra doença, é importante descobrir a sua causa.
 

 
Caso o cisto de Baker se rompa, a dor poderá se irradiar para panturrilha, e esta por sua vez ficar bastante inchada, se confundindo com a trombose venosa profunda.
 

 
Mas quais são as causas do cisto de Baker no joelho?
 

 
- Hipermobilidade articular;
 

 
- Artrites;
 

 
- Osteoartrose;
 

 
- Lesão no menisco;
 

 
- Trauma direto no joelho;
 

 
- Lesão ligamentar.
 

 
Durante a avaliação, nota-se um caroço atrás do joelho, com contornos regulares, palpável e móvel. Na palpação o paciente poderá relatar uma dor bem localizada. É mais visível com o paciente em pé, com os joelhos estendidos, pois fica muito mais proeminente. Caso seja realizado o exame de decúbito ventral (deitado de barriga para baixo), é possível que ao dobrar o joelho, o cisto diminua ou desapareça.
 

 
Em alguns casos, em que o cisto é muito grande, o médico poderá optar por punção (drenagem) do líquido que está estagnado, e infiltração com corticóide. Raramente é realizada a sinovectomia (abertura cirúrgica da sinóvia).
 

 
Apareceu um caroço atrás do joelho, o que fazer?
 

 
A primeira atitude, é procurar um profissional que possa dar o diagnóstico, e pesquise mais a fundo a causa primária (ex: artrose, lesão do menisco ou ligamentar) do cisto de Baker, assim o tratamento será direcionado para causa, consequentemente solucionará o inchaço e o desconforto atrás do joelho.
 

 
Além da absorção do líquido sinovial, é importante a estabilização da articulação, através de um fortalecimento muscular, pois a instabilidade estimula o aumento da produção do líquido.
 

 
Não existe uma maneira de prevenção para o cisto de Baker, mas preste bastante atenção na saúde do seu joelho. Caso apresente dor no joelho ou mesmo outros sintomas, procure um fisioterapeuta para melhor orientá-lo.
 

 
Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado emTraumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.
 

 
Contato: 99550-9212 ( whatsapp )
 

 
Email: leandrorjfisio@hotmail.com
 

 
Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges 

#Fisioterapia