© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

Teatro Armando Gonzaga terá ópera popular da Escola de Música Villa-Lobos

November 26, 2019

A Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa / FUNARJ, apresenta o espetáculo “O Tinhosim da Garrafa”, uma ópera popular original com muito folclore brasileiro, no Teatro Armando Gonzaga, dia 29 de Novembro, às 19h. A entrada é franca!

 

O espetáculo faz parte do projeto "Escola Ao Vivo", parceria entre a Escola de Música Villa-Lobos e a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), que leva apresentações de grupos d musicais em espaços públicos. O projeto estreou no Largo do Machado, dia 26 de Outubro, com a bateria feminina Fina Batucada, e seguiu no dia 02 de Novembro com o grupo coral Doces Bardos, na Praça Tiradentes.

 

A criação do espetáculo "O Tinhosim da Garrafa" é de Wladimir Tourinho, com direção geral de Leandro Gregório. Integram o elenco mais de 50 músicos, entre alunos de canto e professores  da Escola de Música Villa-Lobos. Dois sertanejos, José e Manuel, vivem encantados com a coleção de cachaça do grande fazendeiro Jovenildo. Num momento em que Jovelino viaja, José e Manuel veem uma oportunidade de ficar sozinhos no escritório onde fica sua coleção para tentar roubar pelo menos uma dose de alguma das cachaças especiais. Acontece que, na coleção de cachaça,há uma garrafa com o “tinhozim”, e durante a bebedeira, eles percebem que beberam a cachaça em que o capetinha estava guardada.

 

“Jovelino, grande Jove
Guarda consigo um segredo
Um que nos enche de medo
Todos falam, todos ouvem
Do que no passado houve
Na encruzilhada da estradinha
Junto a cidade vizinha
Ganhou fama e desgraça
Na garrafa de cachaça
Que continha um capetinha”

 

“O Tinhosim da Garrafa” é uma ópera original que remete a lendas luso-brasileiras, como o fradinho-da-mão-furada e o saci. O público vai se emocionar com muita literatura de cordel, repente, embolada, forró-pé-de-serra, apresentados por músicos da Escola de Música Villa-Lobos, com os grupos corais Madrigal do Villa e Canta Villa, além de instrumentistas, entre professores e alunos.


O Teatro Armando Gonzaga fica na v. Gen. Osvaldo Cordeiro de Farias, 511. Mal. Hermes. Mais informações: www.villa-lobos.rj.gov.br. (21) 2332 6382 r. 218 ou 219 / 9 9708 9752 (Pedro Soares)

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg