© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

SHIATSUnews | Alergias

August 28, 2019

Olá, caros leitores! Essa semana falaremos sobre as alergias e seu tratamento pela medicina tradicional chinesa. As alergias são uma reação imunológica exagerada a alguma substância estranha ao organismo. É uma hipersensibilidade que segundo a medicina tradicional chinesa  indicam vários padrões de desequilíbrio interno e de desarmonia do sistema imunológico.

 

Quando os agentes alérgenos entram em contato com o organismo, as células produtoras de anticorpos são ativadas e liberam mediadores potentes, principalmente a histamina, que provocam os sintomas alérgicos. Quando a hemoglobina identifica algum agente estranho ao organismo, reage imediatamente, fixa-se a ele e libera a histamina.

 

As alergias podem ser desencadeadas por poeira, ácaros, baratas, mofo (fungos), pele e pelos de animais, polens, picadas de insetos, alimentos, medicamentos ou certos tecidos sintéticos.

 

Alguns sintomas alérgicos são potencialmente graves, como por exemplo, o edema de glote, cuja resposta sistêmica (anafilaxia), dependendo da severidade pode levar até a morte.

 

Suas manifestações clínicas causam lacrimejamento, coceiras no nariz ou no corpo, lúpus eritematoso, asma brônquica, urticária, dermatite  ou equizemas, rinite alérgica, espirros, náuseas, vômitos, diarréias, e etc.
O tratamento da medicina tradicional chinesa procura erradicar o que provoca a patologia, que de acordo com a ela o fator determinante é o "vento frio", que posteriormente se transforma em calor, causando a estagnação do Qi do sangue e mucosas.

 

A medicina tradicional chinesa elimina os sintomas da alergia, fortalecendo Qi do órgão responsável por aquele sistema afetado e fortalece o sistema defensivo do corpo.

 

A auriculoterapia desempenha um papel relevante no tratamento das alergias e com a vantagem em seu tratamento de não utilizar agentes químicos, não tem efeito colateral, reforça o sistema imunológico, é menos dispendioso e tem efeito prolongado.

 

Nas alergias sazonais deve-se evitar a ingestão de doces, laticínios, iogurte e alimentos frios. Já as sopas, verduras e grãos cozidos são bem vindos.

 

Caso você amigo leitor(a) tenha algum desses sintomas proveniente das alergias, procure um terapeuta auricular para fazer seu tratamento através da milenar medicina tradicional chinesa.

 

Até a próxima semana.

"GRATIDÃO"

 

Selma Ferreira da Conceição é Shiatsuterapeuta, formada pela Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais (ABACO); Aurículoterapeuta, formada pela Academia Brasileira de Artes e Ciências orientais (ABACO) e Fisioterapeuta, formada pela Universidade Castelo Branco (UCB).
Celular: (21) 996049985

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg