© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

FISIOnews | Por que no frio sentimos dor no joelho?

 

A dor, não apenas no joelho, mas em qualquer articulação do nosso corpo, indica uma reação do nosso organismo para corrigir algo errado que está acontecendo.


Um dos principais problemas que piora quando o corpo está exposto ao frio é a gonartrose (artrose do joelho). Por ter características degenerativas da cartilagem, a gonartrose pode  incapacitar a pessoa a praticar algumas atividades, tais como andar e subir e descer escadas.


O que acontece com meu joelho no frio?

Com a baixa temperatura, acontece uma alteração muito importante no líquido sinovial, presente na articulação e que serve para ajudar no deslizamento das superfícies articulares: ele,o líquido sinovial, fica mais espesso, dificultando o deslizamento entre as estruturas articulares.

Imagine uma cartilagem degenerada, com superfícies irregulares e um líquido sinovial que não está fluindo como deveria! De imediato, o corpo vai sofrer e as dores irão aparecer. Além disso, com o frio, os músculos ficam mais tensos, porque  é esse o mecanismo de defesa do corpo para tentar se aquecer.


A dica é manter atividade física regular para que seus músculos estejam sempre fortes e flexíveis, evitando qualquer instabilidade no joelho e também melhorando a circulação sanguínea e a lubrificação articular.


Consulte seu fisioterapeuta sobre a possibilidade de colocar bolsa de água quente, caso venha a sentir dor no joelho em dias de baixa temperatura. 


Mantenha o corpo sempre bem aquecido, evitando que o frio lhe pegue!


Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates

Pós-graduado emTraumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg