© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

Revitalização do parquinho da praça da Vela em Padre Miguel

June 12, 2019

Na manhã de 25 de maio, o 9º Grupo de Escoteiros Marechal Deodoro realizou a revitalização do Parquinho da Praça da Vela, em Padre Miguel, na antiga Rua M, com o apoio da Superintendência Regional de Bangu, da Secretaria de Conservação e Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro, da Guarda Municipal, do comércio e de projetos culturais da localidade que doaram o material (tinta, pincéis, lixas, etc.), provisões (almoço, frutas, lanche)  e as autorizações necessárias para que a ação pudesse acontecer. A ação contou com 42 jovens com idades entre 6,5 anos e 21 anos não completos, com o apoio e supervisão direta de 9 escotistas e 10 moradores da localidade, beneficiando uma média de 1900 pessoas que agora podem usufruir do parquinho criado em 1952 pelo Sr. Avelino Maia, hoje com 82 anos de idade, e que ainda reside no bairro.

 

A ideia veio de uma família atuante no 9º Grupo Escoteiro e moradora da Rua Matriz de Camaragipe - o Lobinho Eduardo Nita e seus pais Elvis, Cirléa Nita – que, ao ver o parquinho abandonado e sem vida, sugeriram que nossos jovens realizassem a ação em prol da comunidade. “A família do 9º G. E. atendeu ao nosso chamado prontamente mesmo tendo sua sede na Vila Militar. Isso nos deixou muito felizes por reafirmar que o escotismo faz toda a diferença na vida dos nossos jovens e na do meu filho, Eduardo, que ficou muito feliz em poder ajudar a revitalizar o parquinho que ele mesmo utiliza para brincar”, diz Cirléa Nita, mãe do Lobinho Eduardo Nita.

 

Ao final da atividade, importantes cerimônias escoteiras aconteceram, como a entrega da Insígnia da Cidadania para a Pioneira Daya Pureza, a Promessa do escoteiro Júlio Cezar e a renovação da promessa da então Guia, Thayssa D´Heron, além da entrega do distintivo de Grupo Escoteiro Padrão OURO em 2018 para todos os participantes durante a cerimônia de arriamento da Bandeira Nacional.


Os jovens lixaram, pintaram, dançaram e puderam aprender a auxiliar o próximo como ensina o método escoteiro: aprender fazendo. Esta ação proporcionou aos jovens e aos moradores da Rua Matriz de Camaragipe e entornos a revitalização não só do parquinho, mas também no propósito de servir ao próximo em toda e qualquer ocasião, desenvolvendo suas potencialidades e reforçando-se como parte integrante da sociedade.

 
“(...) a verdadeira maneira de se atingir a felicidade é proporcionando aos outros a felicidade.
Procurem deixar este mundo um pouco melhor que o encontraram e quando chegar a sua vez de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram seu tempo e fizeram o seu melhor possível.  Deste modo estejam "Sempre Alerta" para viver felizes e morrer felizes - lembrem-se sempre de sua promessa escoteira, mesmo quando deixarem de ser  jovens - e que Deus os ajude proceder assim.” - Trecho da última mensagem de Robert Stephenson Smyth Baden-Powell – BP - o criador do escotismo.

 


 

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg