© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

FISIOnews | O que é estenose do forame neural ?

A coluna vertebral é formada por ligamentos, músculos, tendões, vértebras e discos intervertebrais. Ela tem a função de proteger e dar suporte estrutural, sendo possível movimentar o tronco.


As raízes nervosas estão conectadas a medula espinhal, através delas é que as informações chegam e saem para interligar parte do nosso corpo ao cérebro para que nós possamos executar algum movimento e também levar algumas sensações do nosso próprio corpo.


Provavelmente você já deve ter lido ou ouvido um diagnóstico de estenose do forame neural. É uma condição em que a passagem dos forames (aberturas) por onde passam os nervos se estreitam, podendo comprimir a raiz do nervo, interferindo na condução nervosa.


Quais os possíveis sintomas?

- Alteração no reflexo;

- Formigamento, dormência ou perda da sensibilidade;

- Fraqueza muscular;

- Dor irradiada ou local, em queimação ou pontadas.


Existem exames por imagem determinantes para correlacionar com o exame físico, são eles: raio x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Algumas vezes é necessário realizar eletroneuromiografia.


Quais os fatores causais da estenose foraminal?

- Artrose;

- Artrite;

- Alargamento das facetas;

- Hérnia de disco;

- Tumores;

- Genética;

- Bico de papagaio;

- Espondilolistese;

- Espessamento do ligamento amarelo.


Na fisioterapia poderá realizar alguns exercícios de alongamento e fortalecimento, mobilizações neurais e tração para descompressão, massagens e calor superficial ou profundo com o objetivo de aliviar a dor e promover o relaxamento. O tratamento tem excelente resultado através da fisioterapia.


Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Link: https://pt-br.facebook.com/fisiot.leandroborges/

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg