© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

SHIATSUnews | Causas Exteriores das Doenças

April 6, 2019

Segundo a medicina tradicional chinesa, as patologias que ocorrem por causas exteriores são causadas por fatores climáticos que são denominados de os "Seis Qi", são chamados atualmente de os "Seis Excessos" ou os "Seis Males", quando se tornam causas das doenças.

 

São eles:
Clima
Em condições normais o organismo pode se proteger de forma adequada dos fatores patogênicos exteriores apresentados pelo clima. O tempo só é um fator patológico quando o equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente é quebrado, ou numa mudança brusca de tempo.


Vírus e Bactérias
Como na medicina chinesa antiga, ainda não havia conhecimento dos vírus e das bactérias que invadiam o corpo causando infecções - essa concepção só aconteceu no início da dinastia Qing (1644-1911). As doenças agudas das vias respiratórias eram consideradas como decorrentes de invasão de "Vento" ou outros fatores patogênicos climáticos.

 

Sendo assim:

O Vento
Quando invade o espaço entre a pele, os músculos e o Qi defensivo do Pulmão, causa aversão ao frio, dor de garganta, febre, espirros, coriza;
Quando invade os músculos e canais: rigidez, e contração muscular com início súbito;
Quando invade as articulações, causa dor que vai de uma articulação a outra e na parte superior do corpo (Síndrome de Obstrução Dolorosa de Vento).
E como o vento, os sintomas vem e vão sem aviso prévio


O Frio:
Quando invade os músculos e tendões, causa contração muscular, dor e frio; Quando invade as articulações causa dor intensa na articulação (Síndrome de Obstrução Dolorosa do Frio);
Quando invade o Estômago, Intestinos e Útero, causa dor epigástrica súbita com vômito, dor abdominal com diarréia e dismenorréia aguda.
Paciente se sente melhor com o calor.

 

O Calor de Verão:
Causa aversão ao frio, febre, sudorese, cefaléia, urina escura e sede. Paciente se sente melhor com o frio.

 

A Umidade:
Quando invade os músculos e tendões, causa uma sensação de peso dos membros e dor surda nos músculos;
Quando invade as articulações, causa dor, peso e inchaço, principalmente na parte inferior do corpo (Síndrome de Obstrução Dolorosa de Umidade);

 

O Fogo:
Invadindo causa aversão ao calor, febre alta, sudorese, sede, confusão mental, língua vermelha com revestimento amarelo.

 

Observamos que todos esses desequilíbrios energéticos, são de início rápido, sintomas intensos e agudos e evolução rápida, correspondendo ao conceito ocidental de patologia aguda.

 

 

Obrigado!

 

Selma Ferreira da Conceição tem especilidade em Shiatsuterapeuta, formada pela Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais (ABACO); Aurículoterapeuta, formada pela Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais (ABACO) e Fisioterapeuta, formada pela Universidade Castelo Branco (UCB)
Celular: (21) 996049985
 

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg