© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

FISIOnews | Bunda morta ou amnésia do glúteo

O Glúteo médio é um músculo muito importante que se localiza no "bumbum", ele está envolvido na estabilização da pelve mantendo seu corpo alinhado durante as atividades de descarga de peso e durante uma caminhada normal do dia a dia.


Conhecida como bunda morta ou amnésia do glúteo, a fraqueza desse músculo deixa a pessoa vulnerável a sofrer lesões na coluna, quadris, joelhos e tornozelos.


Um teste importante e fácil de realizar é o Trendelenburg, o paciente fica em pé com apoio em apenas uma das pernas, o normal é quando a pessoa consegue manter o alinhamento pélvico, ou seja, as cristas ilíacas deverão estar alinhadas de ambos os lados, agora um sinal positivo em que o glúteo médio está fraco é quando a pelve se abaixa desalinhando seu corpo, como exemplo disso temos na figura.


Isso pode acontecer devido a vida sedentária e a postura que a pessoa adquire durante ao longo da sua vida, pois o tônus muscular diminui e nos deixa menos preparado, consequentemente fica sujeito a desenvolver uma amnésia do glúteo médio.


Como prevenir esse problema?

A fim de evitar uma dano maior ao nosso corpo podemos deixar a vida sedentária de lado, realizando atividades físicas regulamente, trabalhando todos os grupos musculares. Caso seja notado uma deficiência do glúteo médio o profissional deverá realizar com o aluno exercícios mais específicos.


Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Link: https://pt-br.facebook.com/fisiot.leandroborges/

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

*Atendimento domiciliar

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg