© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

FISIOnews | Síndrome do túnel cubital ou ulnar

October 8, 2018

 

 

Essa síndrome é pouco falada e algumas vezes mal investigada, mas isso acontece devido a compressão ou estiramento do nervo cubital ou ulnar. É um nervo importante que passa pelo cotovelo até chegar à mão. O nervo cubital é o que dá a sensibilidade ao dedo mínimo (quinto dedo) e a metade do dedo anelar (quarto dedo).

 

É possível sentir um desconforto medialmente ao cotovelo, ou um sensação de choque quando apoiamos o cotovelo em cima da mesa, ou até mesmo manter o cotovelo por muito tempo dobrado.

 

A pessoa com essa síndrome poderá sentir formigamento nos dedos descritos, metade da palma e do dorso da mão , fraqueza muscular e dor no cotovelo. Na fase crônica, o paciente irá apresentar uma atrofia muscular, caso não trate.

 

Quais as causas?

- Artrites;

- Artrose;

- Fratura óssea;

- Tumores;

- Trauma direto;

- Deformidade óssea;

- Subluxação do nervo ulnar;

- Atividade profissional (trabalho que exige muito do cotovelo);

- Diabetes.

 

É possível o diagnóstico pelo histórico ou através da eletroneuromiografia para confirmar o diagnóstico. A avaliação através da anatomia palpatória e testes ortopédicos também são importantes.

 

Na fisioterapia o profissional deve tratar a causa primária utilizando seus recursos. O deslizamento do nervo através da mobilização poderá ser realizado, alguns profissionais conhecem o recurso. O importante é diminuir o processo inflamatório, se existir, aumentar a força, diminuir a dor e liberar o nervo, consequentemente irá melhorar o formigamento.

 

Caso o tratamento conservador não dê resultado, a cirurgia poderá ser realizada pelo cirurgião, através de uma incisão na região do cotovelo para liberação do nevo cubital, com anestesia local, através do bloqueio do plexo braquial, ou a escolha da anestesia poderá ser geral.

 

Após a retirada dos pontos, que acontece em média 2 semanas após a cirurgia, já poderá iniciar a fisioterapia para reabilitação, que aproximadamente com 2 meses estará apto para as atividades laborais e diárias sem restrições.

 

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg