© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

Orquestra formada por estudantes da rede pública comemora aniversário no palco do Theatro Municipal

September 18, 2018

Os 250 jovens músicos da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, formada por estudantes da Rede Municipal de Ensino, realizam, nesta terça-feira (18/9) um sonho de ‘gente grande’: tocar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A apresentação é comemorativa pelo aniversário de um ano da Sinfônica e terá a participação especial da cantora Elba Ramalho, numa união ente o clássico e o popular.

 

Sob a regência do maestro Anderson Alves, os 250 jovens músicos vão acompanhar Elba nas canções Aconchego (Dominguinhos e Nando Cordel) e Dia Branco (Geraldo Azevedo). E a cantora leva sua voz a duas canções do repertório da OSJC: Asa Branca e Que Nem Jiló e (Luiz Gonzaga). A orquestra tocará ainda obras de Pixinguinha, Rossini, Tchaikovsky, entre outros.  

 

A apresentação acontece às 18h e alunos da Rede Municipal de Educação que participam do Programa Orquestra nas Escolas, que visa a iniciação musical dos alunos das escolas públicas da Prefeitura do Rio de Janeiro, são os principais convidados do espetáculo.

 

SOBRE O PROGRAMA ORQUESTRA NAS ESCOLAS E A OSJC

Criado em 2017 pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o Programa Orquestra nas Escolas visa a formação de 80 mil instrumentistas na rede municipal de ensino, através do estudo e prática de instrumentos e da vivência musical em apresentações públicas,  bem como a formação de coros, corais e  orquestras, como a OSJC, a de Flautas, a Sinfônica de Jazz e Camerata de Choro, por exemplo.

 

Oferecida aos estudantes da rede em horários de contraturno e pós-turno escolar, as aulas acontecem atualmente em polos instalados em escolas das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), atendendo assim diferentes regiões da cidade. Até o final do ano serão 45 polos e um total de 35 mil estudantes atendidos. Entre as opções de escolha ao aluno estão violino, viola, contrabaixo acústico, oboé, fagote, trombone, saxofone, violão, bandolim, violoncelo, trompa, cavaquinho, flauta doce, percussão, e canto coral.

 

A OSJC é parte do Programa Orquestra Carioca e integra alunos da rede entre 8 e 17 anos  (do 4º ao 9º ano) que possuem alguma vivência instrumental e os que já se destacam nas aulas dos polos. Para fazer parte do grupo, os alunos participam de audição e os aprovados passam a ensaiar duas vezes por semana com maestros. Cada integrante da orquestra recebe bolsa-auxílio no valor de R$ 200, além de lanche e vale-transporte. Alunos do 9º ano, quando seguem rumo ao Ensino Médio, têm a oportunidade de se tornar monitores da OSJC e demais orquestras do projeto.

 

O Programa, coordenado por Moana Martins e que tem como regente o maestro Anderson Alves, conta com parcerias da UFRJ, do Projeto SOM+EU e da UniRio, entre outros. Inscrito em leis de incentivo à Cultura, o programa aceita doações, inclusive de instrumentos.

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg