© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

FISIOnews | Já ouviu falar em manguito rotador?

 Ao falarmos das doenças que atingem o ombro, o nome que vem a cabeça é o manguito rotador, muitos não conhecem, mas quem já sentiu dor no ombro sabe muito bem a importância que esse grupo muscular tem, e o papel fundamental de estabilizar o ombro.

 

Manguito rotador é um conjunto de 4 músculos e tendões (supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor), que se localizam no ombro. Através do manguito rotador é que conseguimos rodar nossos ombros, tanto externamente como internamente, além disso podemos abrir nossos braços, ou seja, temos a total liberdade de movermos nossos ombros devido ao manguito rotador.

 

A lesão do manguito rotador pode ser degenerativa, inflamatória, ruptura parcial ou completa do tendão. Sendo que alguns fatores podem influenciar ao aumento de risco da lesão, são eles:

- Traumas;

- Idade;

- Postura;

- Diabetes;

- Obesidade;

- Tabagismo;

- Fator genético;

- Desequilíbrio muscular;

- Movimentos repetitivos;

- Instabilidade articular;

- Síndrome do impacto;

- Trabalho pesado que exija dos ombros.

 

Muito importante detectar a causa do problema, assim o tratamento poderá ser melhor direcionado. Um exemplo frequente, que hoje em dia é muito comum, é o uso de tablets e celulares, além de adquirir  uma má postura, como consequência irá proporcionar uma diminuição do espaço em que os tendões deveriam deslizar, levando a um atrito dos mesmos, sobrecarregando e promovendo um processo inflamatório.

 

O tratamento normalmente da lesão do manguito rotador é conservador, na fisioterapia tem excelentes resultados, o importante é haver um equilíbrio muscular e um bom funcionamento das escápulas, também conhecidas como omoplatas. O trabalho é bem específico com alongamentos, fortalecimentos e propriocepção em alguns casos, vai depender do tipo de lesão, da extensão e do tempo que ela apareceu com seus sintomas.

 

Um trabalho bem conhecido do manguito rotador é o uso de elásticos de várias cores com resistências diferentes. Outra maneira de se trabalhar o ombro, mas com objetivo de ativar os receptores articulares, é com a bola, na qual o manguito rotador exerce a função estabilizadora, muito utilizada no pilates, com cores variadas também.

 

Um recurso utilizado nas patologias do ombro entre os fisioterapeutas é o ultrassom terapêutico, pois através dele conseguimos alguns benefícios, principalmente na diminuição da dor, o que já é um alívio para o paciente, além disso aumenta a quantidade de sangue no local, favorecendo a cicatrização.

 

Agora já podemos dizer quem é o manguito rotador e para que serve!

 

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg