© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

FISIOnews | Saiba como carregar as bolsas e mochilas sem sentir dor

August 13, 2018

 

Hoje iremos falar e entender um pouco sobre as bolsas e mochilas, além disso, iremos conhecer os problemas que podem causar e como podemos nos prevenir das dores. Segundo a Organização Mundial de saúde, estima-se que 85% das pessoas sofrem ou um dia irão sofrer de dor na coluna, um problema que vem se tornando cada vez mais comum.

Todos os dias nos deparamos nas ruas com crianças carregando a mochila nas costas e principalmente as mulheres carregando bolsas de tamanhos e estilos diferentes.

De modo geral, começo a falar sobre o peso que podemos suportar durante o nosso passeio, e idas e vindas para o trabalho, e as crianças para a escola. Para você entender, o ideal para a nossa coluna é carregar no máximo 10% do peso corporal, ou seja, caso a pessoa tenha um peso de 80 kg, o indicado é que ela carregue no máximo de 8 kg, e de preferência bem distribuído, de ambos os lados.

No caso da crianças, o uso da mochila nas costas deve ser orientado, as alças deverão ser colocadas nos dois ombros, jamais em apenas um ombro, no entanto é o que mais vemos no horário escolar. Uma ótima opção é a mochila com rodinhas, pois o peso vai deixar de ser colocado em cima da coluna. É uma pena a ausência de armários nas escolas, pois o material poderia ficar guardado, evitando que os alunos carreguem o conteúdo mais pesado.

Já as mulheres têm modelos variados quando se fala de bolsa, com tamanhos e estilos diferentes, podendo ser usada nas costas, ombro e mão, mas dê preferência a bolsa com alças transversais, pois ela distribue melhor o peso da bolsa, evitando uma sobrecarga articular.

Caso necessite de uma bolsa pequena, opte pela tiracolo, é uma bolsa com alça grande, que pode se colocada transversalmente, ou seja, se você coloca a bolsa do lado esquerdo do corpo, a alça ficará no ombro direito, atravessando no sentido oposto.

Procure não optar por bolsa grande, pesada e com a alça colocada no mesmo lado do ombro que irá ser carregada, pois você irá adquirir uma postura inadequada. Começando pelo ombro, automaticamente será elevado e rodado internamente, e em relação a coluna acontece uma escoliose (desvio lateral), isso porque a tendência é a alça escorregar e cair do ombro, por isso a mudança postural. Outro mudança importante durante o uso dessa bolsa, é a hipercifose dorsal (aumento da curvatura das costas). Essas alterações podem gerar dores nas costas e nos ombros, e algumas vezes formigamento no braço e na mão.

Ao carregar bolsa pesada no ombro, o músculo do trapézio cria uma grande tensão, ele tem uma grande massa palpável ao lado da cervical, de fácil acesso. Algumas pessoas poderão ter a experiência de uma cervicalgia (dor no pescoço), outras poderão sentir uma dor localizada no músculo do trapézio, devido a má postura durante o uso inadequado da bolsa, com isso poderá gerar também uma dor de cabeça.

Os problemas posturais aparecem a curto ou a longo prazo, mas agora com essas dicas, sabemos qual a melhor opção de bolsa ou mochila que podemos utilizar, e a melhor maneira de carregá-las, não entrando na estimativa de dor na coluna ou no ombro, como já foi explicado.

Fique na moda sem prejudicar seu corpo!

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.
Contato: 99550-9212 ( whatsapp )
Email: leandrorjfisio@hotmail.com
Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges 

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg