© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

FISIOnews | O que é artrite gotosa?

A gota é uma doença que afeta predominantemente os homens adultos, a partir dos 50 anos de idade, sendo que as mulheres dificilmente são afetadas. Existe certamente uma grande influência genética no desenvolvimento da gota, justificando a maior incidência entre parentes de primeiro grau.

 

A artrite gotosa, é uma doença do grupo das artrites, sendo caracterizada por inflamação e deposição de cristais de monourato de sódio, devido ao aumento do ácido úrico na circulação sanguínea e nas articulações. O ácido úrico, é uma substancia presente em nosso organismo, que surge da degradação da purina (aminoácido), que está presente em alguns alimentos.

 

A concentração de ácido úrico vai depender do equilíbrio entre a produção de urato e sua excreção. Quando existe altas concentrações de ácido úrico,  vai resultar em aumento de cristais de monourato de sódio. A gota pode gerar cálculos renais e aumento de cristais nas articulações. 

 

O aumento do ácido úrico pode ter um início sigiloso, permanecendo assintomático, sem acarretar problemas, sem apresentar manifestações.

 

Na artrite gotosa aguda, normalmente a primeira articulação afetada é metatarso-falangeana (grande artelho) , apresentando dor intensa, calor, vermelhidão e edema. A doença poderá evoluir para outras articulações, caso não seja controlada, se tornando um quadro poliarticular. As articulações mais acometidas são:

- Metatarso;
- Tornozelos;
- Calcanhares;
- Joelhos;
- Punhos;
- Dedos;
- Cotovelos.

 

Existem alguns fatores predisponentes, como alguns medicamentos, bebida alcoólica, traumatismos, diabetes, hipertensão, colesterol alto, obesidade e outros.

 

A crise pode ser resolvida espontaneamente em um período de 3 dias a algumas semanas. Logo após a crise inicia-se o período intercrítico, sem sequelas e um quadro assintomático.

 

As crises posteriores, serão mais frequentes e também mais duradouras, ou seja, mais grave, e podendo vir acompanhada de febre.

 

Se não tratar, poderá haver formação de tofos (formação nodular) no pavilhão auricular e nas articulações, que muitas das vezes esses tofos se ulceram, eliminando uma substância calcária ou pastosa. 

 

Aproximadamente 90% dos pacientes com artrite gotosa apresentam alguma disfunção renal. Os cristais de ácido úrico podem causar uma nefropatia.

 

Então, caso já seja diagnosticado o problema, procure levar uma vida saudável, praticando atividade física, beba bastante água, evite bebida alcoólica, limite alimentos que contenham purina, e  isso um nutricionista poderá melhor lhe orientar.

 

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg