© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

MODAnews | Casamento - Convidadas

Ser convidada para um casamento é sempre um acontecimento que gera diversos sentimentos na gente. A alegria pelos noivos, a empolgação da festa, a ansiedade pelo dia que se aproxima, mas tem uma coisa que não para de martelar na nossa cabeça: o que vestir? Será que o traje que eu escolhi está apropriado para a ocasião?

 

Muitas mulheres ficam preocupadas de não se encaixarem no dresscode do casamento e passam semanas pensando no assunto, outras não se preocupam, mas quando chega o dia se vestem de uma forma que chegam a ficar desconfortáveis durante toda cerimônia. O que fazer, então? Bom, antes de decidir o que usar, existem 3 coisas principais a serem levadas em consideração: o local, o horário e o clima. 

 

Por exemplo, há um casamento que se aproxima, se passa às 14h, num bosque descampado no meio do inverno e você está planejando usar um vestido preto, curto e de brilho acetinado. Pareceu estranho?

 

Agora você deve estar se perguntando: como eu vou decidir isso? Preparei uma lista, descrevendo ponto a ponto para ajudar na hora de escolher.

 

HORÁRIO

De manhã

Num casamento de manhã, a cerimônia costuma ser mais intimista e simples, para pessoas mais próximas, melhores amigos e família, com isso, o casamento provavelmente será mais simples. O ideal é abusar de tons mais claros, como o rosé, azul claro e tons pastéis. Dá para usar vestidos curtos (levando em consideração o conservadorismo da ocasião, algumas festas permitem mais do que outras), tailleurs e até saia com blusa.

 

Estampas são bem-vindas, desde que não venham a destoar demais do evento. Pense em como você imagina um vestido numa festa de manhã, onde tudo é mais claro e suave. Além disso, a maquiagem e o cabelo podem ser mais básicos, sem grandes ornamentações e não necessita de tanto brilho. Aqui você pode ver algumas opções e algumas exceções que acabam caindo bem para o momento.

De tarde

Já para o horário da tarde, leva-se em consideração o fato de que provavelmente a festa se estenderá até o início da noite. Normalmente essas festas são em lugares abertos, para aproveitar a luminosidade da tarde, mas se estendem para a noite. Ou seja, é legal pensar num visual que caiba bem nas duas situações. Você sairia coberta de paetê num sol de rachar? Talvez o brilhoso não, mas o opaco sim, certo? É assim que se deve pensar. Aqui cabe bem tanto vestidos longos quanto curtos, por isso nesse caso é importante também prezar pelo local da festa. Vestidos curtos e com saia fluida na praia vão te deixar desconfortável a festa inteira. Pense nisso. Cabe nesse caso, estampas, tecidos com brilho delicado, cores mais fortes (vermelho, pink, azul royal), entre outros. Maquiagem e cabelo podem ser mais elaborados, desde que não te deixem com visual pesado de dia. Aqui você pode ver algumas opções e algumas exceções que acabam caindo bem para o momento.

De noite

Por ser mais comum, as pessoas não costumam ter medo de se vestir para um casamento à noite, ainda assim, vale falar sobre. Casamentos à noite são, normalmente mais pomposos e elegantes, pedem trajes mais sofisticados. Aqui já se pode usar brilhos, tons bem escuros, peças bem brilhosas e bordados bem elaborados.

 

A maquiagem e o cabelo podem ser bem trabalhados e diferentes. Nessa ocasião, cabe ser mais ousado no visual. Lembre-se, porém, que há outros fatores para serem levados em consideração na hora de escolher o look, portanto veja se o casamento não é uma reunião simples para não sair arrumada demais e acabar ficando desconfortável. Aqui você pode ver algumas opções e algumas exceções que acabam caindo bem para o momento

LOCAL

Cerimônia ao ar livre

Costumam ser reuniões leves, para noivos com gosto pela natureza e por conforto, por exemplo (mas isso não é regra). Se formos levar em consideração um casamento na praia, o ideal é não usar salto, optar por vestidos fluidos, mas não a ponto de atrapalhar se tiver vento, com estampa floral e bem leve, por conta do calor. Já um casamento no campo, pode optar por saltos anabela que não atrapalham nos momentos de caminhar na grama, modelos um pouco mais estruturados e estampas diferentes. Aqui você pode ver algumas opções e algumas exceções que acabam caindo bem para o momento.

Cerimônia fechada

Costumam ser mais elegantes e permitem uma liberdade maior de ousadia, como uso de brilhos, longos, looks mais elegantes, modelos mais ornamentados. Babados, estampas bem diferentes e outras coisas que você não teria coragem de arriscar em outros momentos, cabe bem aqui. Até aquela maquiagem descolada que você pretendia fazer para uma ocasião especial. Aqui você pode ver algumas opções e algumas exceções que acabam caindo bem para o momento.

Por fim, vale sinalizar que são apenas sugestões, todas as pessoas são livres para se vestir da forma como acharem confortáveis, ninguém precisa seguir nenhum padrão para ser feliz e bonito. A beleza é mais ampla do que se pensa, portanto, não siga regras! Esse manual serve apenas de base e não necessariamente precisa ser seguido à risca, cada um conhece o próprio estilo e os modelos que vestem melhor.

 

Surgindo alguma dúvida, não hesite em me contatar!

 

Um Beijo!

 

Yasmin Stampe é Designer de Moda, recém formada pela UVA (2017), especialista na área de criação.

Dúvidas e sugestões estou à disposição:
Facebook: Yasmin Stampe
Whatsapp: 21 96848-8411
Instagram: @stampeyasmin
Twitter: @ystampe
 

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg