© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

FISIOnews | Bico-de-papagaio ou osteofitose na coluna

A osteofitose, também conhecida com bico-de-papagaio, é um problema que se caracteriza pelo crescimento ósseo anormal, em alguma articulação, fazendo um formato parecido com o bico do animal que levou a esse nome. Não tem cura, uma vez instalado, não será reabsorvido. 

 

Os osteófitos, fazem parte do processo que a própria artrose pode causar, o que é muito comum em nossa coluna, principalmente ao envelhecermos, levando a dor e rigidez. Isso acontece porque corpo tenta estabilizar os desgastes apresentados nas articulações.

 

Quais são as causas?

Postura errada;
Obesidade;
Traumas;
Doenças reumáticas;
Degeneração discal;
Sedentarismo;
Predisposição genética.
 

Quando a coluna é afetada, o bico-de-papagaio, pode pinçar as raízes nervosas que saem da medula em direção ao restante do corpo, ocasionando sintomas nos membros superiores ou inferiores, vai depender da localização, com perda de força muscular, alteração de sensibilidade, sensação de formigamento e diminuição dos reflexos.

 

Alguns movimentos da coluna podem despertar a dor, e quando a pessoa repousa, alivia a dor. Caso a dor seja aguda, e a região afetada for a cervical baixa, com sintomas de dor irradiada para o membro superior, um sinal que é bem característico, é quando o paciente adota uma postura de flexão de cotovelo com rotação medial de ombro, sendo uma forma de proteção para não aumentar o quadro de dor. Quando a lombar é afetada, e a dor se irradia para o membro inferior, um sinal clássico, é a pessoa ficar curvada, com os joelhos fletidos, evitando colocar o peso no membro acometido.

 

Alguns tratamentos conservadores podem aliviar a dor. Na dor aguda, além da fisioterapia convencional, com todos os seus recursos, também pode-se recorrer ao RPG, o resultado final é bastante satisfatório. 

 

No pilates, o profissional poderá passar para seu aluno, exercícios específicos, respeitando sempre o limite dele, promovendo uma boa postura, fortalecendo e ganhando flexibilidade, visando a descompressão do nervo. 

 

Caso o tratamento conservador tenha falhado, e o bico-de-papagaio seja grave, a cirurgia poderá ser indicada pelo médico especialista.

 

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado emTraumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg