© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

FISIOnews | O joanete, que tanto incomoda a vaidade feminina

Popularmente conhecido como joanete, o hálux (dedo grande do pé) fica em valgo, ou seja, na direção do segundo dedo do pé. Apresenta um protuberância na região da articulação metatarsofalangeana, na junção do osso medial do pé, com a falange proximal do primeiro dedo. A região pode se apresentar sensível, inchada, vermelha e com dor persistente ou intermitente. As mulheres são mais afetadas que os homens.
 

Alguns fatores podem favorecer o joanete, são eles:

- Sapato bico fino, pressionando a região;
- Má formação congênita;
- História familiar;
- Artrite reumatóide;
- Gota;
- Acidente vascular cerebral;
- Paralisia cerebral;
- Fraturas.

 
Uma complicação comum que acompanha o joanete, é a bursite, uma inflamação na bolsa sinovial, causando dores e rigidez na região.

 
Quais são os tratamentos conservadores?
- Protetor de joanete;
- Separador de dedos;
- Palmilha personalizada para cada tipo de pisada;
- Tala especial noturna ou diária para correção do joanete, alinhando a articulação;
- Fisioterapia.

 
Em casa, procure colocar bolsa de gelo para aliviar a dor e a inflamação. Evite sapatos apertados, e quando usar salto alto, procure não ultrapassar 4 cm de altura, e dê preferência a sapatos confortáveis. Procure fazer caminhadas ou corridas somente com tênis específicos, com amortecedores.

 
Alguns médicos especialistas, podem prescrever anti-inflamatório, para alívio da dor e diminuir o processo inflamatório. Outros preferem fazer infiltração com o uso de cortisona.

 
A fisioterapia tem ótimos resultados como tratamento conservador, através de alguns exercícios e também utilizando alguns recursos analgésicos e anti-inflamatórios.

 
Em último caso, recomenda-se a osteotomia, cirurgia que visa a correção através de um corte no osso e colocação do parafuso. Outro procedimento que pode ser feito, vai depender da opção do médico, é a artrodese, os dois ossos são imobilizados. Existe também a cirurgia de raspagem óssea, sem corrigir o alinhamento, é um procedimento mais estético.

 
Após a cirurgia, novamente a fisioterapia tem um papel muito importante, diminuindo os problemas do pós-operatório, reabilitando o paciente para seu retorno, voltando a caminhar normalmente.
 

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg