© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

PETSnews | Doença do Carrapato

Existem muitos desafios na medicina veterinária e um dos maiores é o controle de carrapatos.


O problema com carrapatos vai muito além da coceira causada pelas picadas na pele do animal e o desconforto “visual” para o tutor do pet.


O carrapato que mais infesta os cães é o famoso “carrapato estrela” ou “carrapato vermelho”, cujo nome é rhipicephalussanguineus e ele pode abrigar em si alguns microrganismos capazes de causar doenças no cão... a tão temida DOENÇA DO CARRAPATO.


A doença do carrapato pode ser causada por um grupo de microrganismos, porém os mais comuns são Erlichia, Babesia e Anaplasma.


O carrapato infectado transmite a doença ao cão através da picada, inoculando no sangue do cão o microrganismo presente em sua saliva.


A doença pode se manifestar das mais variadas formas, porém os sinais mais comuns são:
•    Febre
•    Anemia 
•    Prostração
•    Perda de apetite
•    Emagrecimento
•    Vômitos
•    Sangramentos espontâneos (sangue vivo no nariz, fezes negras, pele com manchas arroxeadas, urina marrom ou vermelha, entre outros...)


O diagnóstico pode ser presumido em um simples hemograma, porém em alguns casos são necessários exames mais específicos. 


O tratamento dura em média 30 dias e quanto antes a doença for descoberta maiores as chances de sucesso.
Nem todos os carrapatos estão contaminados mas, como não temos como saber qual está, a forma mais eficaz ainda é a prevenção da infestação.


Atualmente temos muitos medicamentos a serem usados no controle das infestações por carrapatos. TODOS SÃO DE USO CONTÍNUO!!!! (o que varia entre eles é a frequência de utilização).


O controle de carrapatos deve ser feito de forma integrada, tratando o animal e o ambiente.


O médico veterinário é o profissional mais capacitado para estabelecer qual o controle mais se adequa ao estilo e a fase de vida do seu animalzinho... consulte o seu!!!

 

Juliana Manes é Médica Veterinária formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), Pós-graduada em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais (2007), Curso de atualização em medicina felina (2015), Proprietária da Veterinaria Sulacap desde 03/05/2010.
Contatos: 3357-9933/ 3253-1449 / 96439-8215 (WhatsApp)
Facebook: Juliana Manes
Página Facebook: Veterinária Sulacap
Site: www.veterinária-em-domicilio.com


 

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg