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FISIOnews | Má postura: saiba as consequências e como você pode evitá-la

Quando falamos de má postura, estamos nos referindo à posição errada que o nosso corpo adota em uma determinada situação, seja quando estamos sentados, deitados ou em pé, e que pode gerar consequências negativas para o nosso corpo.  

 

Nossa coluna possui curvaturas, justamente para absorver impacto e diminuir as cargas, sobretudo a ação da gravidade, ou seja, o peso corporal em direção ao chão.

 

Quando nascemos temos apenas uma única curvatura, que é em formato de "C", chamada de cifose, a partir daí, aparecem outras curvaturas: são chamadas de lordoses, que proporcionam o equilíbrio para a criança ficar em pé.

 

Nós possuímos curvaturas naturais, são elas: a lordose cervical e lombar, além delas temos as cifose torácica. O problema é quando existe uma alteração significativa do alinhamento da coluna. Essas alterações são:

- Hipercifose- É o aumento de cifose torácica, popularmente conhecida como "corcunda", normalmente acompanhada de uma anteriorização de cabeça.
- Hiperlordose- É o aumento da curvatura cervical ou Lombar, provocando também dores nos respectivos locais.
- Retificação- Isso acontece quando as nossas curvaturas fisiológicas diminuem, havendo uma sobrecarga articular.
- Escoliose- É um desvio lateral da coluna, é tridimensional, podendo ser idiopática (causa desconhecida), congênita (presente no nascimento) ou neurológica. Na grande maioria é idiopática, correspondendo 80% dos casos.

 

Trabalhar com uma má postura, é como tirar a nossa coluna do 'trilho". Muitas das vezes não percebemos isso de imediato, somente quando no dia seguinte aparecem as benditas dores. Ainda sim, não procura investigar o que está acontecendo, deixando o problema virar crônico.

 

Algumas das vezes as dores na coluna ou mesmo uma dor de cabeça  podem ser evitadas, praticando uma atividade física adequada e principalmente adotando uma boa postura no trabalho, em casa ou mesmo na rua.

 

Você quer parar de sentir dor ao final do dia ou mesmo no dia seguinte, após longo dia de trabalho? Preste atenção em algumas das dicas que vou dar agora:

- Procure sempre sentar em cadeiras confortáveis, mas que mantenham o alinhamento da coluna;
- Se você trabalha com computador, preste atenção se o monitor está na direção dos seus olhos, pois caso esteja mais alto ou mais baixo, a tendência é de sua cabeça acompanhar, mantenha a distância de uma braço mais ou menos do monitor, para não sobrecarregar a cervical;
- Os braços precisam ficar em posição de 75 a 90 graus na cadeira, apoiados em cima da mesa;
- Sempre que possível dê uma parada para se alongar;
- Preste atenção nas suas pernas, os joelhos devem estar em 90 graus, com os pés apoiados no chão, para evitar dor na coluna e compressão nas pernas, dificultando a circulação.

 
Agora darei algumas dicas de como se comportar bem em casa, com uma boa postura: 
- Evite dormir de barriga para baixo, pois leva a um estresse da cervical, a mesma fica no limite da rotação por um longo período, prejudicando e levando a dor. De barriga para cima ou de lado, o travesseiro deve sempre preencher o espaço entre a cabeça e a cama. Se preferir deitar de lado, use um travesseiro entre as perna, não deixando que seu quadril fique um lado mais alto que o outro. Ao sair da cama, primeiro vire-se de lado para depois sentar;
- Veja se a televisão está na sua direção, de maneira que a sua cabeça fique alinhada. Não veja televisão deitado, procure ficar sentado e reclinado com travesseiro nas costas, caso escolha ficar na cama assistindo televisão;
- Não use qualquer colchão, informe-se qual o mais adequado para seu corpo;
- Evite ficar com a cabeça baixa ao mexer no celular.
- Sente-se no sofá de maneira que seus pés fiquem apoiados no chão, com a coluna alinhada, sem cruzar as pernas. O correto é sentar-se com os ísquios (ossinhos do bumbum);
- Em casos de  tarefas em casa em que o tronco fique inclinado, como varrer ou aspirar a casa, mantenha sempre uma boa postura;
- Ao pegar objetos no chão, lembre-se de flexionar os joelhos até um deles tocar no chão;
- Se carregar sacolas de compras, distribua o peso, para não sobrecarregar apenas um lado;
- Quando estiver lavando louça, procure ficar próximo da pia, com a coluna reta;
- Para levantar coisas pesadas, flexione os joelhos antes de sustentar o peso;
- Ao vestir uma calça ou colocar o sapato nos pés, primeiro sente-se para depois executar o movimento sem inclinar o tronco.

 
Lembre-se que uma boa postura, além de ficar mais elegante, é uma medida preventiva das dores na coluna, e quem já possui problema crônico, é a melhor maneira de não aumentar o quadro álgico (dor) .

 
Essas medidas poderão evitar que você sinta dor ou que alivie uma crise !

 
Vamos começar de hoje a observar e colocar essas observações em prática?

Espero ter ajudado!

 

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

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