© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

CONDOMÍNIOnews | O Seu Condomínio na Palma da Mão!

A harmonia nos condomínios deve ser buscada com persistência!

 

Tendência em moradia os Condomínios-Clube são estruturados como pequenas cidades. Em alguns pode-se ter até mesmos pequenos centros comerciais. Mais o seu grande diferencial são os itens de laser e facilitadores que oferecem aos condôminos. Uma lista extensa de entretenimento nas áreas comuns.

 

Ter a disposição piscina, quadras, auditórios, salão de beleza, brinquedoteca, espaço relax, pomar, e pista de cooper entre outros, é um diferencial de grande valor na medida em que seus usuários não necessitam se deslocarem no transito caótico dos grandes centros para praticarem esportes ou usufruírem destes recursos.

 

Com tantos itens a disposição, a administração dos mesmos pelos grupos de gestão dos condomínios se torna cada vez mais complexa. Sem contar com a parte de convivência entre os moradores, que ao mesmo tempo em que estreitam seus relacionamentos, fazendo novas amizades e compartilhando com amizades antigas estimulados pelo uso frequente das áreas de laser, também entram em atrito por conta dos mesmos recursos. Moradores disputam os espaços de churrasqueiras, salão de festas, quadras de tênis, sauna etc.!

 

Na medida em que estes serviços são disponibilizados, afloram outros problemas, novos processos operacionais surgem, e com eles observam-se um aumento no transito de pessoas, prestadores de serviços, lojistas, clientes, fornecedores, etc., que exige maior atenção pelos agentes internos de segurança.

 

Para facilitar a administração em condomínios modernos estão surgindo diversas soluções tecnológicas que literalmente disponibilizam o condomínio na mão dos seus condôminos.

 

Já faz tempo que as administradoras de condomínios se utilizam de soluções informatizadas para processar a emissão dos boletos, baixar os pagamentos, contabilizar as inadimplências, gerar os informes financeiros e documentos contábeis.

 

Na maioria dos casos as administradoras não se intrometem nas questões operacionais dos condomínios, ficando esta tarefa a cargo dos Síndicos. Daí apesar de algumas disponibilizarem acesso aos seus sistemas para os Síndicos, e em alguns casos para os condôminos, normalmente os fazem com autorização restrita para reimpressão de boletos, ou impressão de balancetes ou outra consulta qualquer.

 

Para a administração operacional o Síndico já encontra no mercado diversos sistemas aplicativos que podem auxiliar muito o seu dia a dia. Funções como reserva de espaços, mural de comunicação, livro eletrônico de ocorrência, disponibilização de documentos, controle de acesso, cadastro de moradores e colaboradores, entre ouras, são funções encontradas nestes sistemas.

 

Existem aplicativos que inclusive permitem a criação de redes de relacionamentos privadas ao condomínio. Onde seus condôminos podem interagir de forma semelhante ao WhatsApp ou Skype.

 

Como maior benefício para os condôminos o fato destes aplicativos operarem na internet permite que todas as ocorrências do condomínio possam ser visualizadas em tempo real de qualquer lugar do planeta em que o mesmo se encontre. Podendo interagir imediatamente caso necessário!

 

Como exemplo podemos citar o Condomínio das Palmeiras localizado em Vargem Pequena no Rio de Janeiro, já existe um aplicativo implantado que aos poucos está substituindo a utilização do sistema tradicional de interfones. Isto porque os moradores mesmo ausentes do condomínio podem autorizar ou negar o acesso de qualquer pessoa a sua unidade.

 

Quando o visitante chega na portaria, o porteiro envia uma mensagem pelo aplicativo solicitando autorização de acesso, o morador recebe em seu smartphone um sinal e dá retorno ao porteiro. Antes esta situação ficava a cargo de um empregado do morador que facilmente poderia ser enganado por alguém mal-intencionado!

 

Outra funcionalidade importante é o livro eletrônico de ocorrências que além de dar conforto ao condômino que não necessita se deslocar até a portaria para formalizar seus registros, ainda permite que fotos sejam anexadas à ocorrência, facilitando as providências a serem tomadas pelo Síndico.

 

No mercado estes aplicativos existem de todos os preços, e vão desde o gratuito até alguns bem caros!

 

Das funções básicas até os bem completos, podendo inclusive serem integrados aos sistemas das administradoras, com o sistema de monitoramento de câmeras, com empresa de segurança etc!

 

O problema está em qual destas soluções o condomínio deverá adotar?

 

A melhor solução sempre será a que atenda aos requisitos priorizados pelo condomínio!

 

Ou seja, o aplicativo mais adequado as suas necessidades, pode não ser o mais barato. Mais certamente será o de maior valor agregado para o seu condomínio.

 

A recomendação sempre é buscar uma orientação técnica. Um profissional que analise os processos existentes no condomínio e ajude na especificação de requisitos para a aquisição do aplicativo. Todo condomínio tem identidade própria, portanto é prudente antes de gastar dinheiro entender qual problema de fato precisa-se solucionar!

 

Também é necessário saber que após implantado do aplicativo este passa a ser mais um item a ser gerenciando, e que o mesmo exigirá disponibilidade em tempo integral. Por isso sua implantação tem que ser realizada de forma criteriosa. Não importando o seu custo de aquisição gratuito, barato ou caro. Importando sim o retorno que será percebido pelos condôminos na solução dos problemas que influenciaram sua implantação.

 

Nos próximos artigos continuaremos falando sobre gestão exemplificando casos reais e analisando as soluções possíveis para os problemas e falaremos também sobre as tecnologias disponíveis para uma gestão mais transparente e qualificada.

 

Então até lá.

 

Grande abraço!

 

Gilberto L Ferreira faz Assessoria, Gestão e Tecnologia para Condomínios.

Dúvidas e sugestões estou à disposição:

e-mails: srsindicoprof@gmail.com; gilberto@tecninfo.com.br

Facebook: @srsindicoprof; @ceftecninfo

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg