© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

PORTUGUÊSnews | O que é uma Metáfora?

Ouve-se muito falar em Metáfora, seja em filmes, novelas, livros ou mesmo em uma conversa,mas será que todos saberiam definir ou entender quando se fala que dizemos algo metafórico ou literal?

 

Por exemplo: Quando vemos uma cidade destruída por causa de um furacão, podemos dizer, de forma literal,ou seja, ao pé da letra, que um furacão passou e destruiu, bagunçou ou desarrumou tudo!

 

Já quando crianças bagunceiras desarrumam um ambiente,bagunçam tudo,nós dizemos: “Nossa,um furacão passou por aqui!”,só que esse segundo FURACÃO não é literal,não é ao pé da letra, pois crianças não podem ser furacões,nós somente as comparamos a eles. 

 

Metáfora é uma figura de linguagem, é um recurso de significado.

 

Quer dizer que é uma forma utilizada por quem escreve, ou por quem fala, para melhorar a expressividade de um texto. Quando usamos a Metáfora em uma frase, fazemos com que esta se torne mais eloquente para os que a leem e a ouvem.

 

Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de uma palavra para outra, através de comparação não claramente explícita. 

 

Veja alguns exemplos:

Ela me encarou e seu olhar era um "raio".

Joana é uma “flor”.

 

Nem alguém tem raios no olhar e tampouco alguém pode ser flor.Portanto existe uma comparação. A metáfora é uma comparação explícita sem usar a palavra "COMO". Se eu disser Joana é como uma flor, já não será Metáfora, mas uma COMPARAÇÃO.

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg