© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

NAMORALnews: Dependência Química é uma Doença?

November 10, 2017

Mais uma coluna no site Sulacap News Namoral! Desta vez vamos falar sobre dependência química, o mundo das drogas.

 

Dependência Química é uma Doença? É a principal pergunta que se faz quando se pensa em dependência. 
As drogas sempre são usadas como fonte de prazer, elas sempre causam alterações em nosso cérebro e com isso faz acontecer a mudança de nosso comportamento, como a atenção, a memória, a percepção. No mundo entre 3 a 8% das pessoas consumem drogas sejam elas ilícitas ou lícitas. 

 

Esse uso é causado pela impulsão da curiosidade, da vontade de estar em grupos, em alguns casos pela busca de um prazer imediato ou alívio.Mas é importante entender que muitas pessoas que fazem uso de drogas desconhecem seus efeitos verdadeiros e, por vezes acabam se colocando em risco ou colocando outras pessoas em risco.

 

A dependência da droga depende de alguns fatores controláveis como o tipo de droga, o acesso a ela, o uso repetido e fatores sociais, e não controláveis como vulnerabilidade genética, doenças psiquiátricas, fragilidade pessoais que hoje é a principal causa do uso de drogas.  

 

Entender que quem usa uma droga por vezes desconhece que pode perder o controle, que pode ficar doente com a falta dela. E o principal risco que se corre em usar uma droga é se tornar dependente. A dependência é uma doença grave, pois se passa ver o mundo de outra forma, o dependente ver as pessoas e a sua relação com a droga sem o controle sobre o uso.

 

É importante saber que muitas pessoas confundem a dependência a uma droga com o uso de uma droga, nem todo usuário é dependente, mas todo usuário corre o risco de se tornar dependente. 

 

Fique atento no que caracteriza dependência a uma droga: 
- A perda do controle do uso da droga, o dependente não consegue interromper ou uma vez que começa a usar não consegue controlar as quantidades de droga que usa.
- A substituição progressiva de atividades importantes como o lazer ou trabalho pelo uso da droga, apesar das consequências negativas continuam usando.
- Tem fissuras, uma vontade muito grande, quase incontrolável de usar droga que pode aparecer a qualquer hora do dia ou da noite.

 

O tempo que se leva para se tornar um dependente é muito rápido e depende muito de tipo de droga, da idade em que começa o uso e momento que está se vivendo, seja ela no trabalho, na escola, na vida espiritual, na família.  

 

Muitas pessoas acreditam que são capazes de sempre controlar o uso de uma droga. No entanto esta é uma ideia falsa. 

 

Namoral! Acredite… não é brincadeira. Começar a usar droga é fácil. Parar é outra parada. 

 

Fiquem Bem! Até a próxima semana com mais novidades, mande suas dúvidas para o e-mail:
anelouisepsicologa@gmail.com

 

Ane Louise Michetti é psicóloga, irremediavelmente apaixonada e ainda aprendiz na arte de ser dona de casa. 
 

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg