© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

Jornalista do Sulacap News realiza palestra para alunos da UNISUAM em Bonsucesso

Alunos do quarto período de Comunicação Social (jornalismo e publicidade) assistiram uma palestra com o jornalista Alexandre Madruga, administrador do Sulacap News, na noite dessa segunda-feira (28) na Unisuam em Bonsucesso.

 

Na palestra, Madruga contou suas experiências ao longo dos 20 anos de carreira profissional, desde a criação do jornal do bairro que morava, o "Folha de Sulacap"" em agosto de 1997. O tabloide durou quase 15 anos e foi a principal fonte de renda. A palestra serviu de incentivo para os aspirantes de jornalismo e publicidade, com a ideia de empreendedorismo e de se reinventar no mercado de trabalho.

 

Para o jornalista, um jornal comunitário serve uma utilidade pública, que dá voz ao morador. Através desse mecanismo, expandiu seu negócio, conquistou credibilidade do público e noticia informações e anúncios de grande relevância para Sulacap e adjacências.

 

- Sai da faculdade, passei pela RedeTV fazendo esportes e depois parei na assessoria da Polícia Civil do Rio. Depois disso tudo, retornei ao começo, mas com outra visão e mais experiente. Volto ao início graças a crise na área de jornalismo, mas se reinventar é algo que está no cerne do jornalista. Hoje, faço pelo meu bairro o que a grande imprensa faz pelo Rio ou Brasil. O jornalismo comunitário é de vital importância, pois dá voz, pauta e é pauta do morador, que se sente representado. - afirma Madruga, cuja página hoje é reconhecida como um influenciadora digital.

 

Para a professora Mirian Magalhães, surpreende como o Sulacap News consegue aliar harmoniosamente o conteúdo editorial e as informações publicitárias.

 

- Esse casamento sempre foi conturbado, embora há muito convivam. Mas ainda existem muitas pessoas que essas duas atividades, jornalismo e publicidade, não podem conviver no mesmo espaço. - explica a professora da UNISUAM.

 

Para o aluno de Publicidade do 4º período, Jeferson Luz, a palestra foi ótima pois só reafirmou a teoria de que está no caminho certo.

 

- Adorei as coisas que o Madruga disse. Foi ótimo. Eu mesmo já tenho alguns clientes, dou suporte. Eu e minha esposa nos aproveitamos dessa mídia do bairro. Moramos e convivemos aqui, então, podemos nos sustentar dar ajuda a pequenos comerciantes, que só podem contar com essa mídia comunitária para anunciar e sobreviver. Parabéns ao jornalista. - finaliza o aluno, que fez questão de cumprimentar o jornalista da palestra, que foi aplaudida ao fim por todos os presentes.

 

Matéria escrita pelas alunas do 4º período de jornalismo, Bruna Abreu, Dayane de Oliveira, Julie Vicente, Karolina Ferreira e Simária Carvalho, sob orientação da professora Mirian Magalhães.

 

FOTOS: Ianca Fontes Rios, aluna do 4º período de publicidade e propaganda.

 

 

Compartilhar
Twitter
Please reload