© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

Como Amar e Ser Amado - 2ª parte

1ª. Linguagem do Amor: Palavras de Afirmação com a Ferramenta Linha de Losada

 

Na semana passada iniciei sobre um tema muito interessante para o sucesso de qualquer relação. De uma forma resumida, falei que todos nós nascemos com uma necessidade de amor, afeto e atenção; isso é intrínseco a qualquer ser humano; mas quando isso não é suprido, nos sentimos frustrados, inseguros e com baixa percepção do próprio valor. Pois bem, através de estudos Gary Chapman identificou que cada um de nós tem uma linguagem toda própria de amar e de expressar seu amor. A leitura correta dessa linguagem vai garantir o sucesso que tanto queremos nessa área de nossas vidas. Significa dizer que não basta amar, é necessário que haja uma identificação na forma que cada um expressa seu amor. Nenhum relacionamento é perfeito, mas construir uma relação baseada na confiança, respeito e admiração traz um tremendo bem estar e prazer da existência.

 

Sendo assim, a Primeira Linguagem de Amor identificada por Gary Chapman é PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO.
Essa pode ser a forma como alguém se sinta amado e valorizado. Receber palavras de encorajamento, inspiração, coragem, apoio, gratidão, validação faz total diferença pra quem aprecia essa forma de se relacionar. Essas palavras são verdadeiros elogios relacionados a uma habilidade ou feito da pessoa. Entenda que não se trata de bajulação que tem intenção de um ganho secundário e nem sempre é feita baseada numa sinceridade.

 

Entendo que não ficaremos elogiando, validando a pessoa o dia inteiro. Às vezes, faz-se necessário, uma palavra de ajuste ou crítica. Além do discernimento pra proceder dessa forma com a real intenção de somar, melhorar e contribuir precisamos saber a dose certa para cada coisa acontecer – validação x ajustes, visando sempre resultados positivos.

 

Existe uma ferramenta científica muito interessante chamada Linha de Losada que possibilita uma alta conectividade e alta performance no seu relacionamento.

 

O cientista e psicólogo Maciel Losada, através de experimentos matemáticos, comprovou que é possível alcançar um relacionamento saudável e de alta performance quando fazemos de 3 a 9 elogios ou validações positivas para 1 repreensão ou crítica. Nessa métrica foi visto que acima de 10 elogios para 1 crítica já não surte o efeito positivo. Para obter o resultado desejado é importante seguir esse limite. A experiência que tenho com essa ferramenta no consultório tem me mostrado relacionamentos restaurados, saudáveis, positivos e sustentáveis principalmente na relação entre cônjuges e pais x filhos. O ajuste na forma de expressar o amor somado à utilização da ferramenta Linha de Losada tem restaurado relacionamentos e trazido prazer, segurança e alegria nessa convivência.

 

Será que essa é a sua linguagem ou de alguém que você ama?

 

Na próxima semana teremos mais uma linguagem, com uma ferramenta fresquinha pra você!

 

Simone Rosa é Psicóloga e Coach Integral Sistêmico

Compartilhar
Twitter
Please reload