© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

Jovens se reúnem para batalha de rima na Praça D. Hélder Câmara

May 12, 2017

Desde o início de abril, a praça que fica ao lado do Posto Ipiranga e Estrada do Catonho, recebe todas as noites de quinta a Roda Cultural de Sulacap. Organizada pelos adolescentes Andrey Mendonça, Victor Miranda, Arthur Carvalho, Gabriel Abrahão e Lucas Mandarino, a batalha da rima tem levado dezenas de jovens a se “enfrentar”. Dois ou quatro mc's fazem uma disputa e quem levar a melhor em dois rounds vence. Caso aconteça empate, um terceiro round é realizado.

 

- Criamos o evento porque muitos jovens tinham vontade de participar, mas só tem eventos longe do bairro e é uma diversão que todos curtem. – afirma Victor Miranda, que tem apenas 16 anos.

 

E os jovens estudantes organizadores não querem ficar apenas na praça. Querem chegar a Minas Gerais, pois todo fim do ano os mineiros realizam um grande encontro nacional de rap, dando prêmio de R$ 200 mil.

 

- Mais pra frente, ao longo do tempo, vamos colocar uma camisa do evento, dar prêmios para os vencedores das nossas batalhas e uma vaga para ir a Minas. – disse Victor.

 

 

Alguns moradores do entorno da praça tem reclamado do uso de drogas durante os eventos, mas os organizadores tentam agir contra, repreendem os usuários e avisa que esses não podem participar do evento, pois o uso é não querem atrapalhar o evento cultural.

 

- Ninguém usa drogas durante o evento. Os moradores precisam parar de confundir drogas com cigarro, porque exigimos esse respeito, para não dar problema. A postura de nós organizadores, quando encontramos alguém consumindo, é conversar com a pessoa e aceitar de boa, porque a batalha de rima não é só pra gente, mas pra muitos outros. – finaliza Victor, que pede aos moradores que o procurem no local, caso presenciem algo errado.

 

Uma professora e moradora, que prefere não se identificar, afirma que não desgosta do evento e que é melhor os jovens cantando numa praça do que envolvido com coisas erradas.

 

- É importante proibir o uso de bebidas a menores e drogas, principalmente numa praça que muitas crianças circulam e brincam. Cultura sempre é importante e para jovens, muito melhor. Que se ocupem de cultura, pois isso certamente irá ajudar no futuro deles, mas tudo dentro da legalidade. – afirma ela, que torce para que o evento dê certo e os que tiverem mal comportamento, não apareçam mais na praça.

 

 

Compartilhar
Twitter
Please reload

ELIANE-site.jpg