Vigilância Sanitária acompanha primeiro dia de funcionamento do Mercadão de Madureira
Fiscais da Vigilância Sanitária ficam no local até sexta-feira oferecendo cursos e orientando funcionários e lojistas
A Subsecretaria de Vigilância Sanitária, acompanhou nesta terça-feira (16), a retomada das atividades no Mercadão de Madureira, na Zona Norte. O funcionamento das lojas segue as mesmas regras de restrição dos shoppings centers da cidade, com horário reduzido, controle de acesso, disponibilização de álcool em gel aos clientes e higienização regular das áreas de uso coletivo como banheiros. A proposta é que o Mercadão sirva de modelo para os centros comerciais e lojas de rua que, também com uma série de restrições, começam a abrir na fase 3.
A subsecretária de Vigilância Sanitária, Márcia Rolim, esteve na reabertura do espaço. Ela explicou que nesta segunda-feira, 15/06, as equipes de fiscalização estiveram no mercado popular para observar o cumprimento dos processos de limpeza, higienização e para reforçar as orientações das Regras de Ouro aos lojistas. "É importante a conscientização da população, porque se não ocorrer a sensibilização da população nós vamos ter diversos problemas e não é isso que buscamos. Pedimos para que as pessoas utilizem máscaras, promovam o distanciamento - por isso a sinalização nas áreas de circulação -, e mantenham os banheiros limpos. É muito importante fazer isso antes da fiscalização como forma de prevenção", explicou a subsecretária.
Márcia ressaltou que neste momento, bares, restaurantes e lanchonetes do Mercadão de Madureira podem abrir apenas com atendimento delivery e take away. Salões de beleza, lojas de depilação e manicures não estão autorizados a retornar às atividades nesta fase de reabertura gradual das atividades econômicas no Rio.
A operação da Vigilância Sanitária para o acompanhamento da reabertura do Mercadão de Madureira contou com apoio dos agentes da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal. As equipes fazem parte da fiscalização, que pode resultar em multa de até R$ 13 mil, que podem aumentar em casos de reincidência. Os estabelecimentos que não cumprirem as regras podem ter a licença suspensa e ficar até três meses sem abrir.
Entenda a abertura do Mercadão
O Mercadão de Madureira já tinha a abertura prevista para a fase 2 do Plano de Retomada das atividades no município, com as mesmas restrições dos shoppings. A instalação de sinalizadores no piso demarcando o distanciamento de precaução de dois metros e a fixação das Regras de Ouro em pontos estratégicos para a leitura estão entre as medidas de adequação para o funcionamento.
Comments