top of page
Foto do escritorAlexandre Madruga

[VÍDEO] Pais e alunos denunciam escolas municipais de Sulacap e Magalhães Bastos sem ar condicionado

Um vídeo comprova uma sala com dois ar condicionados desligados


Após denúncia de ausência de climatização numa creche de Magalhães Bastos, uma chuva de mensagens chegaram na redação do Sulacap News, mostrando problemas no ar condicionado de outras duas unidades escolares. Dessa vez as reclamações foram da Escola Municipal Visconde de Porto Seguro, em Jardim Sulacap e Guimarães Rosa, em Magalhães Bastos.


Nenhum dos pais quiseram se identificar, mas além das reclamações, um vídeo feito por alunos mostrou ar condicionados sem funcionar e apenas um ventilador funcionando numa sala da unidade escolar de Jardim Sulacap.


Na Escola Municipal Guimarães Rosa, o responsável informou que alunos estão passando mal devido ao forte calor e apenas uma sala estaria com ar funcionando.

"Estão sofrendo com esse calor, devido ao mal funcionamento do ar condicionado. Alunos passando mal com esse calor. A propria escola ja fez varios contatos com a 8ª CRE e até agora nada. Alunos passando mal todo dia devido ao calor. A única sala que o ar está funcionando é o 9º ano. Como nossas crianças terão um rendimento escolar?"

Já na Escola Municipal Visconde de Porto Seguro, a denúncia é que além de ar condicionados não estarem funcionando, os bebedouros só tem água quente.

"Vem aqui pedir um pedido de socorro pois a Escola Visconde de Porto Seguro está sem ar condicionado em duas salas a diretora falou que não tem verba e todo dia minha filha é praticamente está passando mal na escola por causa do calor os bebedouros também a água são quentes se tiver algum órgão público que nos ajude por favor pois a gente está desde o começo do ano tentando resolver esse negócio do ar condicionado já não sei aonde recorrer estamos querendo ir na prefeitura agora da cidade eu e mais algumas mães".

Outra denúncia da escola de Jardim Sulacap coincide com a denúncia de outro pai, postada acima.

"Escola Visconde de Porto Seguro sem ar condicionado em duas salas as crianças passando mal busquei minha filha ontem na escola por muito calor e os bebedouros tudo com água quente deixamos nosso filho na escola com o intuito deles ficar bem e estudarem aprenderem e acaba não acontecendo isso porque o calor não deixa com um ventilador só na sala que ventila só as duas mesas da frente. Minha filha mesmo adora estudar mas acontecendo esse calor todo ela tem passado tontura na sala por causa do calor e a diretora falou que não tem verba para consertar".

Confira vídeo enviado por uma aluna:


A Secretaria Municipal de Educação (SME) foi questionada sobre as denúncias e informou que foram feitos reparos na rede elétrica da Escola Municipal de Porto Seguro necessários para o bom funcionamento dos equipamentos e que o funcionamento estará normalizado nos próximos dias.


Já na Escola Municipal Guimarães Rosa, a SME avisa que agendou a visita de um técnico de refrigeração para verificar os aparelhos e proceder com a manutenção necessária.


A Secretaria informou que tem priorizado a ampliação da climatização e chegou ao maior patamar histórico com 90% das escolas climatizadas, de um total de 1550 unidades e que, ainda assim, segue perseguindo o objetivo de que todas as escolas estejam climatizadas.

"Mais de mil aparelhos de ar-condicionado já haviam sido adquiridos, antes mesmo desta onda de calor. Os aparelhos estão sendo entregues e obras de manutenção elétrica estão sendo realizadas. Além disso, algumas escolas precisam de obras de grande porte para reestruturação completa da rede elétrica para suportar a instalação dos novos aparelhos", informou por nota.

A SME reforçou que tem solicitado à Light o aumento de carga para as escolas que precisam do serviço de ar condicionado.

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

Comentários


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page