top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

[ATUALIZADA+] Galeria de esgoto fica sobrecarregada quando chove em Jardim Sulacap

Atualizado: 23 de fev. de 2021

Concessionária avisou em março de 2019 da necessidade de separação das redes internas nas residências para evitar o problema

Na manhã dessa segunda-feira (22), um problema se repetiu na Rua Bárbara Heliodora com Antonio de Mendonça, em Jardim Sulacap. Qualquer chuva que aconteça, as galerias de esgoto instaladas pela Zona Oeste Mais Saneamento ficam sobrecarregadas e transbordam em vários lugares.


A Zona Oeste Mais Saneamento já informou em matéria publicada em março de 2019, da necessidade de moradores separarem a saída das redes residenciais em esgoto (para a nova rede de esgoto) e águas pluvias (já existente da prefeitura).

"A água das chuvas, que escoa pelas calhas e ralos externos, deve seguir pela galeria de águas pluviais até rios e córregos próximos. Além da obstrução por descarte irregular de resíduos, não fazer a separação interna das tubulações pode fazer o esgoto transbordar e retornar para a residência".

Como muitos moradores não fizeram a separação, a nova rede de esgoto vem sofrendo com a alta demanda. Mesmo assim, o morador Valcir Ramos enviou vídeo (no final da matéria) e o seguinte relato:


"Essa é a nossa triste realidade. Rede de esgotos nova (2 ou 3 anos) construída por uma empresa que recebeu da CEDAE a concessão para explorar captação/tratamento de esgotos de nosso bairro e adjacentes. A tubulação é subdimensionada (cerca de 10” de diâmetro) e não suporta o volume de água de uma chuva que durou cerca de 10 minutos (menos de 15 minutos, por volta das 09,50h de hoje, 22/02/21). Rua Gonçalo Rolemberg, lateral da Praça H. Como se defende a concessionária? Os culpados são os moradores que não construíram em suas casas uma rede de aguas pluviais. Absurdo, isso deveria ter sido previsto por eles já que o estado passou tantos anos (desde de sempre) cobrando por uma rede de esgoto que não possuía e captava todo o esgoto pelas redes/galerias de águas pluviais. Quem é o grande culpado/responsável por toda essa nojeira (ou por mais essa)? A ESTATAL que concedeu o direito de exploração (CEDAE), está pagando por ele, e não se preocupou em FISCALIZAR o serviço que estava sendo feito. Tubulação de menor diâmetro, MENOR CUSTO DA OBRA. E o qual é a qualidade do serviço que recebe o morador (que paga mensalmente essa conta)? Resposta: LITERALMENTE 'MERDA'.

Observem que as caixas de passagem nas calçadas de cada residência (vide vídeo) também sofrem a ação de retorno já que a tubulação de rua não dá vazão. Solução: Privatiza tudo. Acaba com esse nojo que é a CEDAE e efetiva, o que é RESPONSABILIDADE DO GOVERNO, uma fiscalização séria e sem CURRUPÇÃO.

Nota: Não estou aqui nem citando a péssima qualidade do acabamento dado a obra no que se refere a fechamento das valas e asfaltamento. Se tens dúvida, uma pequeno exemplo: “Caminhe pela extensão da ciclovia”.


Questionamos a Rio Águas, que é órgão fiscalizador da concessionária, que enviou a seguinte nota:

"A Fundação Rio-Águas informa que, no município do Rio de Janeiro, o sistema de esgotamento sanitário é separador absoluto do sistema de drenagem pluvial. As residências e estabelecimentos devem fazer a instalação sanitária das edificações com os efluentes separados da coleta de água da chuva do telhado e dos quintais, conforme legislação de saneamento em vigor".

Segue vídeo enviado por morador:

A Zona Oeste Mais Saneamento informou o seguinte:

"A equipe da Zona Oeste Mais esteve neste endereço agora à tarde e constatou que a rede coletora e os ramais registrados com refluxo estão em funcionamento normal, conforme fotos registradas abaixo. Os vídeos foram gravados no momento da chuva, onde havia contribuição pluvial irregular na rede coletora, causando sobrecarga e transbordo na rua".

A concessionária reforçou que a rede coletora implantada está dentro dos padrões técnicos de operação e que é necessário reforçar aos clientes a necessidade de separação interna (esgoto – água pluvial), evitando assim o problemas de refluxo durante as chuvas.


Segue fotos enviadas pela Zona Oeste Mais Saneamento:

Matéria atualizada às 15:45h, com o envio das informações por parte da Zona Oeste Mais Saneamento.


Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page