top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

VÍDEO | Estrada do Catonho carece de calçamento e moradores andam pela via

Moradores correm risco de serem atropelados para chegar em ponto de ônibus

Uma das vias mais antigas e importantes de ligação entre Jardim Sulacap e Jacarepaguá, que corta o Maciço da Pedra Branca e o Maciço da Tijuca, a Estrada do Catonho em algumas partes parece que parou no tempo. Segundo o Blog Jardim Sulacap, Bairro Sustentável, a Estrada do Catonho, aberta em 1892, começava na Estrada Real da Santa Cruz (atual Avenida Marechal Fontenelle), seguia pela atual Rua Fernandes Sampaio e parte da Rua Euzébio de Almeida.

Falta de contenção de encosta, saneamento, dragagem, limpeza e até construção de galerias de águas pluviais são alguns problemas, mas um leva risco iminente de atropelamento todos os dias: a falta de calçamento. Em vários pontos da estrada o calçamento simplemente nunca existiu e em determinados locais os moradores precisam esperar o ônibus na beira da estrada ou para chegar no ponto (nos pontos que existem fisicamente com cobertura), precisam andar pela via que tem trânsito pesado o dia todo.

"Estamos tendo dificuldade para chegar ao ponto de ônibus , pois a “calçada” está com grande quantidade de mato, estamos tendo que passar pela rua onde existe uma grande movimentação de caminhões, ônibus e veículos em alta velocidade, está cada vez pior e consequentemente corremos risco de sofrer um acidente ou até morte. É um longo percurso até chegar ao ponto de ônibus, não existe calçada é apenas mato, onde somos obrigados a passar pela rua Euzébio de Almeida 1645 - 1827 (Próximo ao salão de festa Tude World e Splash Piscinas)", relatou a moradora Julianna Silva.

A prefeitura prometeu visitar o local para buscar solucionar o problema.

"A Secretaria Municipal de Conservação informa que enviará equipe para vistoriar o local, na próxima quinzena, para averiguar se há viabilidade técnica de construção de calçada".

Enquanto isso, todo cuidado é pouco em atravessar a Estrada do Catonho, onde existe uma expansão imobiliária com diversos condomínios fechados.

Confiram vídeo do local enviado pela moradora:




Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page