top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

[VÍDEO] Caminhada Ecológica da EcoSulacap retorna com mutirão de plantio voluntário

Evento foi Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Cachambi

O último domingo (04) foi de contemplação, admiração e voluntariado, com o primeiro mutirão de plantio voluntário de 2023, na EcoSulacap que fica na Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Cachambi. O projeto existe desde1997, reflorestando uma área em torno de 16 hectares. Retomar as atividades na APA do Morro do Cachambi após o recesso imposto pela pandemia da Covid-19 foi um momento de grande celebração para todos os voluntários. Alguns atuam no reflorestamento há mais de 20 anos. O evento foi organizado voluntariamente pela família do saudoso morador Eduardo Carvalho, junto ao grupo Despertando Olhares Sensíveis Sustentáveis Ecológicos e Lúdicos (DOSSEL) e o Jardim Sulacap Bairro Sustentável (JSBS), que administra a Horta Comunitária Quincas Borba, com o apoio da Associação de Moradores de Sulacap (Amisul).


Foram plantadas 36 mudas de Mata Atlântica entre Ipês amarelos, Jatoba, Sibipiruna e Paineiras por um grupo de 45 pessoas entre 6 a 60 anos de idade.

"Foi uma caminhada muito agradável com atividades de sensibilização como o papel semente com tintas naturais fazendo desenhos para as mudas, bombas de sementes para preparar com a adubação verde a próxima área de plantio, piquenique de frutas e muito mais", afirmou Liláz Beatriz, Bacharel em Ciências Biológicas e mestre em Ecoturismo e Conservação.

O evento durou em torno de três horas e a caminhada é leve, com cerca de 1,5 km. Para tal muitas ações prévias como a manutenção da trilha, a abertura dos buracos para o plantio (berços), entre outras ações. Cada um doa seu trabalho voluntariamente.


A temporada de atividades de sensibilização ambiental no bairro está reaberto oficialmente.

"Esta foi apenas a primeira! Em breve teremos mais ações nas praças do bairro e na APA do Morro do Cachambi", finalizou Liláz.

Mais informações acessem o Instagram da DOSSEL, clicando aqui.


Confiram imagens do evento:

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page