Buscar
  • Alexandre Madruga

UPA de Madureira reformada é reinaugurada e agora sob nova direção, a cargo da RioSaúde


Unidade de Pronto Atendimento ganha centro de imagens com tomógrafo de alta tecnologia e aparelhos de raio X digital


A Prefeitura do Rio reinaugurou nesta quinta-feira (25/06) a UPA de Madureira, totalmente reformada. Foram feitas obras estruturais, após a saída da OS que administrava a unidade. A gestão agora é da Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro, a RioSaúde, que assume imediatamente. A Unidade de Pronto Atendimento, com novo piso e livre das infiltrações que havia antes nos banheiros e na sala amarela, tem estimativa de 450 atendimentos por dia e contará com cerca de 200 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos. O funcionamento será de 24 horas.

Foi investido R$ 2,5 milhões na reforma, feita pela RioUrbe. Trocaram piso, telhado, teto, instalações elétricas, refrigeração e castelo d’água. A obra incluiu a construção de um centro de imagem no mesmo terreno, com tomógrafo e aparelhos de raio X digital. Os equipamentos foram comprados pela Prefeitura no ano passado, num investimento de R$ 370 milhões, anterior à pandemia da covid-19, para renovar o parque tecnológico da Saúde e tornar o atendimento à população ainda mais eficaz. "Agora não

tem mais OS aqui. A RioSaúde está assumindo a UPA, e o povo de Madureira, com certeza, vai aplaudir o serviço que vai ser prestado. Temos uma equipe médica competente e equipamentos modernos, que os médicos precisam para salvar vidas durante essa pandemia. A Prefeitura do Rio está lutando contra a covid-19 com as mãos limpas", disse o prefeito Marcelo Crivella, ao lado da secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, do presidente da  RioSaúde, Marcelo Roseira, e do secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação, Sebastião Bruno, responsável pela reforma.

A reabertura da UPA Madureira marca a entrada da RioSaúde na administração da unidade. Já foram contratados para trabalhar no local 83 médicos, 20 enfermeiros e 48 técnicos de enfermagem. A coordenação médica da única é da doutora Sabrina Resende. A empresa pública é responsável pela gestão assistencial e administrativa, respondendo pelos processos de admissão de recursos humanos, aquisição de insumos e medicamentos e pela contratação de serviços de apoio, como maqueiro, vigilância, alimentação, limpeza, recolhimento de lixo, lavanderia, engenharia clínica e manutenção predial, além dos serviços de apoio à diagnose e terapêutica.

0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil