top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Três estações do BRT foram depredadas e furtadas no fim de semana na Zona Oeste

As estações Curicica, RioCentro e Parque Olímpico foram alvo de criminosos no fim de semana, com bandidos quebrando vidros, danificando circuito de portas e furto um total de 190 metros de cabos elétricos

Situada no corredor Transcarioca, a estação Curicica teve o vidro da saída da emergência completamente vandalizado. Já as estações RioCentro e Parque Olímpico, localizadas no corredor Transolímpica, tiveram 40 e 150 metros de cabos furtados, respectivamente. Os circuitos das portas de ambas foram danificados. A estação Parque Olímpico ainda teve uma condensadora roubada.


Desde abril, cerca de 100 estações foram vandalizadas e/ou furtadas. Atualmente, o BRT Rio tem um total de 34 estações fechadas por causa desses tipos de crimes. As que foram fechadas em razão da pandemia também acabaram sendo depredadas e não apresentam condições para a reabertura.  De março até agora, o Proeis, com quem o BRT Rio mantém um convênio, fez 59 detenções. O BRT Rio ressalta que as ações dos operadores de estação são em caráter de orientação aos passageiros para as operações do sistema. A segurança em terminais e estações, que são um patrimônio do município, é atribuição do poder público. É o que estabelece a lei complementar municipal número 100, de 15 de outubro de 2009, que cria a Guarda Municipal e prevê, entre outros itens, “proteger bens, serviços e instalações municipais do Rio de Janeiro”. 

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page