top of page
Foto do escritorAlexandre Madruga

Toni Garrido e alunos do Programa Orquestra nas Escolas se apresentam na Cidade das Artes

A ópera “O morro canta Canudos” será transmitida ao vivo pela internet

A Secretaria Municipal de Educação prossegue com as comemorações da Semana da Consciência Negra através de ações educativas e culturais. Nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25/11, às 19h, alunos do Programa Orquestra nas Escolas receberão um convidado muito especial no palco da Cidade das Artes: Toni Garrido. O artista fará uma apresentação especial com os alunos-músicos de "O morro canta Canudos", uma ópera-concerto pensada especificamente para essa homenagem, que receberá alunos de escolas municipais. A homenagem tem patrocínio da Uber e poderá ser acompanhada em tempo real pelo canal online do programa no YouTube.

Contado por meio de esquetes e fragmentos desses eventos, o espetáculo inclui também o grupo de dança Cia de Sonhos Bárbaros, o Coro Laboratório da Escola Municipal Orsina da Fonseca e da Escola Municipal Carneiro Felipe e vídeos de alunos da rede municipal, ao lado de seus professores e familiares, levando ao público mensagens de liberdade, igualdade e esperança no futuro. O repertório revitaliza a memória da nossa música, reunindo o erudito à música popular e incluindo compositores como Zé Keti, Donga, Dona Ivone Lara e Cartola. O roteiro é de Ana Gabriela Dickstein Roiffe e a direção musical e regência de Anderson Alves. Desde o dia 16/11, o Programa Orquestra nas Escolas da SME realiza uma série de concertos que acontecem em diferentes locais públicos do Centro do Rio de Janeiro, como Cais do Valongo, Central do Brasil e Cinelândia, com 454 alunos da Rede Municipal de Educação como protagonistas. Destaques do repertório: 1. Samba, riqueza e alegria: Favela! (Moana Martins) 2. Sinfonieta Secconda “Samba” (Ernani Aguiar) 3. A Voz do Morro (Zé Keti) (1955) 4. Gaúcho, o Corta-Jaca (Chiquinha Gonzaga, 1914) 5. Tico-Tico no Fubá (Zequinha Abreu, 1917) 6. Navio negreiro (Moana Martins) 7. Sonho Meu (Dona Ivone Lara) 8. Pelo telefone (Donga, 1917) 9. Suíte Pixinguinha, 5º mov: “Ainda me Recordo” (Anderson Alves) 10. Sou você (Caetano Veloso) 11. Alguém me avisou (Dona Ivone Lara) 12. O Morro Não Tem Vez (Tom Jobim) 13. O sol nascerá (Cartola) 14. Sinfonieta Secconda “Carnavale” (Ernani Aguiar)

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page