• Alexandre Madruga

Taquara tem fiscalização do comércio em reforço aos bloqueios pontuais, nessa quarta (13)


Seop, em parceria com a Guarda Municipal, fechou 11  centros comerciais

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), fiscalizou nesta quarta-feira (13), o comércio da Taquara, na Zona Oeste. A ação é em apoio aos bloqueios pontuais de vias nestes bairros, que figuram entre os dez mais atendidos pelo Disk Aglomeração. A ação é coordenada pela Seop, a força-tarefa de fiscalização do comércio conta com efetivos da Subsecretaria de Operações (Subop) da pasta; Guarda Municipal; Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano, vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda; Subsecretaria de Vigilância Sanitária, que integra a Secretaria Municipal de Saúde; e Comlurb, além da Polícia Militar, quando necessário.

De acordo com o Decreto 47.424, publicado na segunda-feira (11/05), 11 áreas com altos índices de aglomeração terão bloqueios parciais: Santa Cruz, Madureira, Freguesia, Taquara, Tijuca, Grajaú, Pavuna, Cascadura, Realengo, Guaratiba e Méier. Os bloqueios começaram nesta terça-feira (12/05) e foram concluídos, gradativamente, ao longo desta quarta-feira (13/05). As regiões ficarão isoladas por grades até a próxima segunda-feira (18/05), com o acesso da população restrito moradores, e funcionários e clientes de mercados, farmácias e agências bancárias. Ao todo, cerca de 250 guardas municipais, além da Polícia Militar, cuidarão 24 horas por dia das barreiras.

Desde 18 de março, as ações diárias integradas pela Seop com foco no comércio resultaram no fechamento de 10.104 estabelecimentos dos 14.031 visitados em toda a cidade. Já o Disk Aglomeração atendeu 5.866 ocorrências, de 31 de março a 12 de maio. Os dez bairros mais demandados, até ontem, foram: Campo Grande, Realengo, Bangu, Santa Cruz, Taquara, Barra da Tijuca, Centro, Tijuca, Copacabana e Recreio dos Bandeirantes.

O serviço de dispersão de pessoas é baseado, principalmente, nos chamados feitos à Central 1746. No planejamento operacional, a prioridade é para demandas como aglomerações em estabelecimentos comerciais essenciais e em áreas públicas de lazer.

Prefeitura altera itinerário de vans na Taquara A Secretaria Municipal de Transportes alterou o itinerário de linhas de vans que circulam pelo bairro da Taquara, Zona Oeste da cidade, para atender a uma reivindicação do comércio local e favorecer o aquecimento econômico da região, após o período de isolamento social. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira(13).  A alteração também tem o intuito de facilitar o acesso dos passageiros ao comércio da região, especialmente após o período de quarentena, beneficiando, também, os operadores do serviço. As seis linhas que com mudanças são: Taquara (Merck) x Center Shopping (via Retiro dos Artistas) Circular; 03 - Taquara (Merck) x Center Shopping (via Av. Nelson Cardoso) Circular; 04 - Taquara (Merck) x Center Shopping (via Rua Mirataia) Circular; 06 - Jordão x Taquara (via Praça Jauru) Circular; 07 - Jordão x Taquara (via Rua Atininga) Circular e 12 - Santa Efigênia x Largo da Taquara (Circular). As linhas passam a acessar o Largo da Taquara, ao invés da Rua Bacairis, sem prejuízo aos usuários do sistema.


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil