Tanajuras invadem os bairros de Jardim Sulacap e Magalhães Bastos. Mas, por que isso acontece?
- Alexandre Madruga
- 22 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Os mais antigos lembram de ver mais desses pequenos insetos que aparecem de vez em quando. Com o tempo a aparição delas ficou escassa, mas nessa segunda-feira (21), diversos moradores relaram a "invasão" de tanajutas nos bairros de Jardim Sulacap e Magalhães Bastos. Mas, por que isso acontece?
Em entrevista para a rádio CBN, o biólogo Cesar Favacho, formado em biologia pela Universidade Federal do Pará e especializado em entomologia, o estudo sobre os insetos, explicou o motivo da aparição das tanajuras.
"Geralmente isso é gatilhado pela mudança no clima, pelo aumento da umidade, geralmente depois de chuva ou quando o ambiente está mais úmido assim, elas saem do ninho para acasalar e então elas vão arrancar as asas e se enterrar para formar novos ninhos".

Sobre as histórias de se comer tanajuras, como fazer farofa, o biólogo reforçou que comer o inseto não traz nenhum risco e ressaltou que, em algumas culturas elas são usadas como alimento por serem ricas em proteínas.
"Não, na verdade, muita gente come já, é uma tradição desde os povos originários, assim, aqui no Norte, no Nordeste, em vários locais, as pessoas comem essa farofa de tanajura e existem até outros insetos também que fazem parte da alimentação de alguns povos, então, é totalmente saudável".
A entrevista completa pode ser vista no site da CBN.
Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Whatsapp - clique AQUI
Telegram: https://t.me/sulacap
Comments